terça-feira, 9 de agosto de 2016

Inversão de papeis

Inversão de papeis

(anexo considerações da teologia da época)
Texto: Jó 4.1-10

Claro que ao fazer menção de "teologia da época" nos referimos a ideia reinante sobre o assunto, neste caso explícito, a RETRIBUIÇÃO.

Elifaz como um "bom" teólogo deduz perversamente a respeito de Deus seu "modus operandis", isto é, toda previsibilidade de Deus! Que ousadia, que absurdo!

A maior parte dos diálogos contidos neste livro trata dessa cadeia de pensamento, onde se busca aprisionar Deus.  O fim dessas ideias evoluídas no decorrer do livro é o mesmo de muitas hoje propagadas por nós, amantes da teologia moderna, a reprovação de Deus.

Mas quero falar de outra questão bem mais evidente nessa passagem, bem mais simples do que essas considerações teológicas filosofadas pelo amigo de Jó. Quero falar dessa INVERSÃO DE PAPEIS a princípio bem elucidada por Elifaz:

"É você Jó que costumava estar do lado de cá aconselhando, inquerindo, filosofando sobre os possíveis motivos dos reveses da vida vivenciados por outros, e agora veja só: agora é a sua vez! Sua vez de ser questionado, estudado, até mesmo, ajudado."

Minha paráfrase do texto acima deve ter te ajudado a entender a questão. Agora como se sente Jó? Pelo menos Elifaz se mostra interessado em saber se "Jó aguenta" ficar do lado de lá.

Como isso nos chama atenção! Facilmente estamos do lado de cá apontando e deduzindo, criticando e considerando questões alheias. Mas e quando somos nós que passamos pelos apertos da vida? Quando o problema é todo seu e não do outro que você estava acostumado a aconselhar? Será que você aguenta?

Percebe-se que Jó começa a entender sobre isso de uma forma melhor que antes. Lá no capítulo 10 a frente, verso 4, Jó apela a Deus dizendo: "e o Senhor? Tem olhos de carne? Consegue ver e entender, sentir como eu me sinto?" Jó argumenta com Deus na mesma linha de pensamento ou raciocínio de Elifaz.

Percebemos uma coisa, Deus esperou alguns séculos para responder essa pergunta de Jó, digo, responde-la de forma a não deixar dúvida alguma para todos nós, quando por 33 anos "viu com olhos de homem".

Mas então, a questão é: você aguenta quando nos altos e baixos da vida os papéis se invertem?


Charly
continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário