sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Crises

Crises 

Texto: Jó 3.11

Demorou um tempo significativamente grande para Jó perder a linha. Até então ele se manteve firme, centrado, reflexivo, buscando respostas, uma solução acredito, talvez, aguardando uma reviravolta maior do que foi a sua ruína.

Mas Jó não suportou, em um momento começa a considerar sua morte, na verdade começa a considerar que não existir ser-lhe-ia menos penoso.

Se formos justos perceberemos que pelo menos mais motivo do que muitos "arregões" Jó teve. Mas a questão por traz do desespero, da crise de Jó, é o "propósito", e, outro fato a considerar é a nossa "limitação".

Qual propósito? Você acha mesmo que existe um limite? Vou ser bem claro com você: o limite está atrelado ao propósito.

Mas você pode me perguntar o que Deus poderia querer ensinar mais a um tipo de pessoa como o patriarca Jó? Homem tão admirável como ele, que possuía o testemunho do próprio Deus?  Para quem já leu todo o livro não será difícil entender ou perceber que Jó era religioso, uma referência na sua terra, e consideravelmente sábio. Jó tem a característica daqueles que possuem a verdadeira sabedoria, íntegro, reto, TEMIA a Deus e desviava-se do mal.

Difícil decifrar o propósito, mas temos fortes indícios que Deus pretendia elevar Jó a outro grau de relacionamento e intimidade com Ele. Quando é declarada a pobreza das argumentações de Jó por Deus, e o próprio Jó  declara que seu conhecimento era superficial a respeito de Deus percebemos provável propósito: aperfeiçoamento.

O limite... crise que não se acaba! Problema que parece não ter fim... Você consegue perceber que a princípio Jó era um protótipo de homem perfeito? Suas primeiras declarações impactam e motivam a resistência de qualquer pessoa. Mas conseguem notar também que Jó se rende e confessa a Deus um "conhecimento" vago e presunçoso? Que Jó confessa uma filosofia que é fadada ao ridículo quando ousa decifrar a Deus? O silêncio inicial de Jó não foi tão forte a ponto de estabelecer limite para o propósito, é inversa a situação, enquanto o propósito não se estabelece os limites vão sendo forçados!

Pode durar mais que você pode imaginar! Que medo não é? Mas Deus só termina quando toda lição é passada.

"Porque não morro de uma vez?" Porque mortos não aprendem, não se relacionam, não se aperfeiçoam.

Engraçado que Jó deveria saber disso, veja os versos 17 até ao 19 do capítulo em evidência. Jó falava bem mas não tinha propriedade no que falava.

A Crise termina quando nós aprendemos a lição.


Charly 
continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário