terça-feira, 16 de agosto de 2016

Estado de depressão

Estado de depressão

Texto: Jó 6 versos 1-2, 5 e 7-9

É bem notável o que o acúmulo de sofrimento ocasionou a Jó: Considerando os reveses econômicos e físicos que se abateram sobre aquele homem, vemos nestes versos em referência registrados no capítulo 6, Jó em um enorme estado de depressão.

É bom notar bem isso para não espiritualizar por demais a depressão; porque somos tendenciosos a demonizar toda enfermidade. Não estou fazendo apologia positiva de algo tão negativo como as doenças, mas, cuidando para que extremismos não roube a solução e cura de pessoas que clamam pelas mesmas.

Depressão é um estado da alma como a alegria, tristeza, paz e medo? Não. Não porque é uma anomalia. Depressão é uma anomalia decorrente  do tempo de permanência nestes estados negativos (medo e tristeza), o que faz se agravar  numa síndrome, ou melhor, numa doença psicossomática.

É natural e faz parte da vida algumas oscilações, estas oscilações é que permitem nosso desenvolvimento. Problemas são manifestos quando se permanece tempo demais em um estado ou  outro. Veja por exemplo, constante estado de paz e alegria pode nos levar ao comodismo, a preguiça, ociosidade e consequentemente a irresponsabilidade. O contrário será verdadeiro, a permanência no estado de tristeza e medo nos levará a depressão e ao pânico.

Deixa-me fazer uma ressalva porque é bem provável que você esteja murmurando aí: então, se você pensa que a "alegria e paz no Espírito Santo" que viveremos no porvir diz respeito a uma permanência neste estado assimilando ao mesmo a falta de trabalho e a ficar na farra a eternidade "inteira" você está todo errado. Na verdade você tem é uma mente medíocre e preguiçosa, muito provável que você nunca chegue neste estado, que não é nada mais que a satisfação e contentamento.

Mas voltemos a Jó: por toda aquela angústia ele se torna alguém precipitado nas palavras, talvez lhe faltasse paz para pesar as considerações e articular bem seu discurso. Jó começa inquirir absurdos; "boi reclama de barriga cheia?", acredito que aqui ele tenta fazer-se entender que não tinha a mínima ideia sobre a causa de seu sofrimento, tenta mostrar sua plena insatisfação em número e grau. Não há em Jó desejo de se alimentar, e passa a considerar a morte como um alívio. Sintomas da depressão?

Claro que sim! E um alertar para nós que nessas ocasiões, diante dessas pessoas que sofrem este tipo de situação, não atentamos para a miséria deles. Deles não terem a mínima ideia do porque estão passando por isso, e nós insensíveis atribuímos o estado deles a pecados e demônios, não somos diferentes dos amigos de Jó.

Talvez a única maneira eficaz de tirar uma pessoa de um estado de espírito é maquiando outro estado mesmo, isso a farmacologia o faz, e faz bem, tanto que faz da pessoa um dependente compulsivo.

A outra forma de maquiar um estado de espírito é transmitir, é pelo contágio, pela influência, estou dizendo é que você sã e cheio de Deus pode oferecer instantes suficientemente curativos e a própria cura para alguém que sofre ou está sofrendo do mal da depressão (Davi e Saul, nos episódios em que Davi tocava harpa aos ouvidos de Saul).

No caso de Jó era bem visível o motivo que ocasionou a depressão, a perda, o sofrimento oriundo da miséria sem motivos aparente que foi identificado e sanado no último capítulo de seu livro. Aquele ciclo se finda e dá-se início a outro contrário a perdas, e a sorte de Jó é restaurada.

Deus e pessoas vão cooperar com Jó, lembre-se disso, porque somos tendenciosos em caso como esse deixar tudo para Deus.


Charly 
continua ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário