segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Dificuldade de percepção

Dificuldade de percepção

Texto: Jó 9.11

Interessante como Jó inicia seu discurso neste capítulo trazendo a tona a soberania de Deus, sua pomposidade, sua grandeza, seu poder absoluto e controle, mas em seguida declarando que "ainda" assim por vezes não consegue notar a Deus.

Isso nos leva a considerar algumas coisas sendo a primeira delas que Deus não nos deve nenhum tipo de explicações, e a segunda e mais conectada ao contexto e estado de Jó, é que nossa dor e sofrimento por vezes levam-nos a nos distrairmos a ponto de não considerarmos o óbvio.

Fácil falar de propósitos em nossas lutas, dores e sofrimentos, difícil aceitar e interagir de maneira lúcida nessas ocasiões. A dor cala os sentidos racionais, ela bloqueia a percepção de que há um objetivo maior ou mesmo que há alguém no controle, porque para quem sofre não é suficiente dizer que Deus está no controle quando se nota que quem sofre esta totalmente descontrolado. Não há como perceber nada a não ser o rosto molhado e inchado de lágrimas, os olhos fundos e escuros por noites perdidas.

É difícil cobrar compreensão de quem tá gritando de dores. É desumano cobrar esse tipo de percepção de quem está sofrendo.

O aprendizado só pode ser alcançado depois de aplicada a lição, portanto na trajetória nada se aprende, só se sente, o aprendizado vem depois com as considerações, com a apuração. Por isso a nossa vida se associa a ciclos, no fim de cada um se manifesta nosso crescimento, por isso o tempo, os anos, as estações, dias e fases da vida. E, a necessidade de sabedoria ao fazer apontamentos.


Charly 
continua ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário