segunda-feira, 29 de agosto de 2016

A fé como base do entendimento

A fé como base do entendimento

Texto: Jó 11.18

Zofar, amigo de Jó, faz uma consideração que merece nossa atenção: "Confiança nasce da esperança", essa proposição leva-nos a refletir no valor da fé. Entendemos porque a fé é fundamental! Ela dá início a tudo, desde relacionamentos à empreendimentos.

No contexto desse texto a "esperança" é suficiente para a justificação pós-arrependimento genuíno (versos 13 ao 18). Isso nos leva a outros âmbitos de questões inclusive sobre a relação entre fé e entendimento discutida por Agostinho em um de seus sermões.

Não, e em hipótese alguma o entendimento vai sobrepor a fé, pois ela é fundamental para a formação da nossa convicção, pois é o início, é a mola mestre de todo edifício a ser construído.

Lembremo-nos do Eunuco e Filipe: ao ser questionado se "entendia" o que lia, o Eunuco questionou a falta de quem o ensinasse, mas todavia a fé ou uma esperança o fazia estar ali com o livro aberto, lendo, buscando entender.

Ora, se sem fé é impossível agradar a Deus, ela e não o entendimento inicia os processos de mudança na vida secular e espiritual.

Claro que não estamos descartando a necessidade do entendimento, só estamos frisando-o como consequência da fé.

Charly 
continua... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário