quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Toc, toc, toc...

Toc, toc, toc...

Problemas não Resolvidos

“... Seguiu a Jaco... e o alcançou...”

“... ele vem te encontrar, e quatrocentos homens com ele.”

Textos Geneses 31.23 e 32.6

É, se vai abrir a porta pode ter a certeza que são eles. Eles voltam de uma maneira ou outra. É engraçado analisarmos como os PROBLEMAS NÃO RESOLVIDOS voltam para cobrar resoluções. No texto Bíblico em epigrafe vemos os problemas dos quais Jacob fugiu baterem de novo a sua porta. O sogro e os cunhados perseguiram e alcançaram Jacob, e outro, o irmão enganado provavelmente já esquecido por Jacob aparece para assombrar e pertubar a tranquilidade. É fato, os problemas quando não são resolvidos voltam. O pior é a sensação de mal termos resolvido um problema e outro aparecer... isso é o acumulo dos mesmos pelo que deveriamos nos atentar e evitar que isso ocorra porque neste processo enfadonho de mal sair de um problema e se deparar com outro consome nossas forças e nos faz pessoas frustradas.  

Quando deixamos pendencias, quando fugimos e evitamos confrontá-los, estes PROBLEMAS NÃO RESOLVIDOS nos “alcançam”, nos “encontram” e na maioria das vezes aparecem acompanhados por outros 400 probleminhas... a velha e conhecida “bola de neve”, claro que voce já ouviu falar.

Adiar dialogos, acertos, entendimento, por mais dificil e complicado que possa ser não é o caminho que devemos seguir... por mais que a outra parte se mostre desinteressada em um acordo, ou cheia de si achando que está com toda razão, custa-nos menos reunirmos para colocar os pingos nos “i”s do que fugir de entendimento... Jacob passou grande parte de sua vida fugindo de seus problemas, como muitos de nós fazemos.
Interessante notarmos tambem que quando estes probleminhas nos alcançam muita das vezes aparecem como bola de neves, maiores do que era na verdade, e os danos que podem nos causar podem ser irreparáveis, Labão e seus filhos, não fora a misericordia e o agir de Deus em proibi-los de fazer algum mau a Jacob, era provável que tirariam-lhe a vida. Vemos Esaú, o irmão que se sentiu lesado, reunido e não obstante a agrados que recebera do irmão, sim, presentinhos... partiu ao encontro deste com 400 homens armados.

Temos mania de querer concertar as coisas do nosso jeito não é? Mais isso será um assunto para o próximo texto.

Não sei se seus problemas estão ainda a 7 dias de você, ou se estão apenas a distancia de um “vale”, ou até se já lhe alcançaram, mas preciso te dizer que já é hora de parar de fugir, sei que já percebestes que estes “mal resolvidos” sempre voltam e cada vez mais fortes para te pertubar, roubar sua paz, você precisa decidir enfrentá-los, resolvê-los, assumi-los. Ah claro que sim! Deus te dará forças, mais você precisa enfrentar seus medos.

Charly

Nenhum comentário:

Postar um comentário