quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Não Ultrapasse

Não Ultrapasse

Limite (Coletivo)

“Marcarás limite ao povo...”
Texto Base: Êxodo 19.12

Escolhi falar no coletivo primeiro antes de refletirmos sobre o individual. Como citei anteriormente no texto passado nos dias de hoje não vemos “LIMITE” com bons olhos. A ideologia de uma vida em constante evolução desafia-nos a superá-los a cada dia. “LIMITES” nos dias de hoje são nada mais ou nada menos que desafios que acreditem ou não lutamos para vencê-los. A liberalidade faz com que aquela “cerca” de segurança pré-estabelecida por uma autoridade maior venha se tornar um tipo de inimigo ditador que quer roubar nosso direito de escolha. “LIMITES” hoje é o nosso maior inimigo. Por isso ouvimos por ai; “supere seus LIMITES”, “viva a liberdade e não imponha LIMITES a si mesmo”, “o céu é o LIMITE”, ou ainda, “nós é que estabelecemos até onde chegar”.

Veja bem o que foi citado acima é apenas um resumo do que de boa vontade ou não estão nos ensinando através de diversos livros de auto-ajuda, através de alguns belos e incentivadores sermões em nossos púlpitos, através de programas de alguns eloqüentes lideres evangélicos em radio e claro pela TV.

É impressionante como usa-se as Escrituras para distorcer as Escrituras, muito peculiar de um velho conhecido de Deus, essa atitude ainda esta em evidencia. Não sei se podemos aplicar mais acabo de me lembrar de uma passagem no Novo Testamento onde Paulo fala que “nada podemos contra a verdade, a não ser pela verdade”, Paulo aqui não estava falando que não se pode ou é impossível combater a verdade porque na realidade apesar de ser uma tentativa fadada ao fracasso muito se tem levantado no mundo associações, grupos, seitas e religiões que combatem diretamente a verdade e tudo aquilo que ela representa, mais o apostolo esta dizendo que a única arma que pode prevalecer contra a verdade é apenas a própria verdade. Alunos de DIREITO devem ou pelo menos deviam saber muito bem disso. A verdade com a verdade embate, nisso faço uma pergunta; nesse embate muda-se conceitos? Quando a verdade colide com a verdade muda-se definições? A verdade seria capaz de anular a verdade? O apostolo Paulo é claro em dizer que a verdade é sempre a favor da verdade, pelo que não haverá mudanças de conceitos, definições, teremos no máximo complemento, aperfeiçoamento. Pelo que os LIMITES já estabelecidos por Deus podem pela verdade serem aperfeiçoados mais nunca removidos!

Ah... to me lembrando aqui do Mestre dizendo... “na verdade na verdade vos digo...” o texto grego traz a definição desse embate afirmando numa tradução mais minuciosa que quando Cristo assim dizia Ele se referia a si próprio não definindo novos conceitos mais completando-os ou aperfeiçoando-os, uma tradução ao pé da letra destas referencias dos evangelhos traria a seguinte tradução “A verdade dentro da verdade diz” ou ainda “A verdade diz da verdade”.

Bem vamos ao texto sagrado em epigrafe pois como imaginava é riquíssimo o assunto e sem uma direção especifica correremos o risco de partir para mais definições sem um fechamento disciplinador, é... quero dizer sem rumo...  O texto de Êxodo capitulo 19 trata-se de quando Israel estava reunido ao pé do monte Sinai para receber o código legislativo que estabeleceria uma nação e que transformaria religiosamente o resto do mundo.

Naqueles dias Moises conforme o texto nos mostra foi instruído pelo próprio Deus, é revelador esse trecho em evidencia, digo o verso 12, onde vemos que quando ou na ocasião de que é revelada a palavra de Deus, a verdade, LIMITES logo foram impostos. Aprendemos aqui que quando a verdade é revelada LIMITES são impostos a nós. E algo também glorioso é nos ensinado quando paramos para refletir que esses LIMITES foram o próprio Deus que estabeleceu, e para nosso próprio bem. Sim, para evitar que os filhos de Israel morressem ao tocar nos termos proibidos do monte Deus estabeleceu LIMITES para todo o povo. Algo que tem que ser evidenciado aqui é que LIMITES servem para que mesmo? Para que não morramos!

Então vamos entender o que a verdade faz, não anula conceitos antigos, antes os esclarece e os aperfeiçoa, pelo que não vamos dar ouvidos a novas verdades pois elas não existe e seja anátema, maldito, conforme proclama alguns apóstolos, todo aquele que trazer para a vida dos homens o evangelho de Cristo diferente daquele que Ele já nos revelou em sua palavra. Os limites são impostos e por Deus pelo que não aceite ninguém querer convencer você de que a liberdade cristã te favorece em viver sem LIMITES.

Para sua segurança... NÃO ULTRAPASSE.

Charly.

Nenhum comentário:

Postar um comentário