quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Tem que ser novos ok?

Tem que ser novos ok?

“Ninguém deita vinho novo em odres velhos...”
Texto Base: Marcos 2.22

Ninguém... ninguém... provavelmente Jesus se referia a ninguém em sã consciência ou ninguém que se preze, ou ainda ninguém que seja inteligente.

Nas regiões do oriente médio, áridas em sua geografia e por sua localização, é muito comum o transporte de líquidos em ODRES... A água assim como o vinho naquela época era transportado dentro de odres, e estes de tamanhos diversificados. Bem então o que vem a ser um ODRE afinal das contas? ODRE então é um recipiente onde se deposita líquidos, como estamos falando de Vinho, digamos então que ODRE é aquele recipiente feito de couro, pele de animal em formato de bolsa ou saco, que servia para transportar o vinho de um lugar para outro.

Jesus chama a atenção para algo que com certeza já era de conhecimento dos mais acostumados em lidar com o transporte e carga de vinhos: a necessidade recipientes novos... ODRES novos para Vinho novo.  

O transporte de Vinho novo em um recipiente velho, em um ODRE velho acarretaria em prejuízo. Porque?

Bem o que acontece aqui é um efeito químico comum no processo de descanso do vinho novo, isto é, o que chamamos de fermentação contínua... na verdade um grande aprendizado para nossas vidas temos neste texto do Evangelista Marcos. A fermentação do Vinho novo produz gazes, cuja pressão em movimento dilata chegando até a romper recipientes. Veja bem, o recipiente era um ODRE, saco de pele, que sendo novo, agüentaria a pressão da fermentação e cederia bem a dilatação preservando bem o liquido dentro de si, mais quando este mesmo processo acontece dentro de um ODRE velho, este por sua vez já usado, já dilatado por processos anteriores, não suportará mais nenhuma pressão e rompe!

E ai? é assim mesmo... ODRE velho não suporta, não detém Vinho novo.

A exegese bíblica permite dentro da simbologia e figuras temáticas aplicarmos ao Vinho a imagem de renovo ou alegria, pelo que podemos então assim dizer que a alegria e renovo que esperamos de Deus para nossas vidas só será mantida dentro de nós se apresentarmos a Ele recipientes novos que agüentem a pressão entendeu? Que agüente quando no processo do caminho a fermentação for tamanha que venha fazer com que dilatemos... é pupilas dilatam também no processo e choramos não é? Mais faz parte do processo.

Quer Vinho novo em sua vida? Alegria, renovo? Como anda seu ODRE?

Saco de peles e ossos somos nós! Como anda seu ODRE aí?

Ta pedindo unção? Autoridade? Poder? Despoje-se do velho... retire o velho, vista-se do novo e esteja pronto para receber de Deus o que tem pedido.

Charly

Nenhum comentário:

Postar um comentário