sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Motivo de Guerra

Motivo de Guerra

Limite (Fronteiras)

“Porém Seom, rei dos Amorreus, não confiou em Israel para este passar nos seus limites; então ajuntou todo o seu povo, e pelejou contra Israel.”
Texto Base: Juizes 11. 20

No Livro de Números e também de Provérbios vemos da parte de Deus um aviso para que venhamos a respeitar os LIMITES traçados (geograficamente dizendo), isto posto, vale-me dizer que não obstante continuamos a querer romper FRONTEIRAS, o que na maioria das vezes pode acarretar para nós pelejas, disputas, guerras desnecessárias (os lideres evangélicos com suas guerras particulares um contra o outro que nos digam). Os sentimentos que nos impele a ousar ultrapassar LIMITES que demarcam territórios alheios são os mesmo de sempre, a vaidade, egoísmo, ganância... e mesmo quando os sentimentos não são estes, corremos o risco de sermos mau interpretados.

Vejamos na referencia Bíblica em epigrafe... Israel estava a caminho da terra prometida, na sua frente tinham as terras dos Amorreus, LIMITE exposto, FRONTEIRA evidenciada.  A logística determinada por Moises contava com o transporte, ou melhor dizendo, com a locomoção do povo pelas terras, propriedade, de um vizinho, pelo que logo enviou mensageiros solicitando a permissão para a passagem.

Interressante, notemos que Israel pede permissão para ultrapassar a FRONTEIRA, romper o LIMITE, e prosseguir sua caminhada até a terra prometida... não havia segundas intenções no ato de Israel, não havia motivos gananciosos, somente visaram a praticidade e necessidade eminente para alcançar o fim tão desejado. De certo, só passariam, agradeceriam e partiriam.

Isso te recorda alguma coisa? Das vezes que chegamos no LIMITE e necessitamos de uma permissão para ir mais adiante? E, de quando você precisa passar por uma BARREIRA que esta na sua frente e depende de outra pessoa para tira-la? LIMITES geográficos, socioeconômicos, são assim... estão diante de nós, e na maioria das vezes dependemos da permissão de outra pessoa para ultrapassá-los, superá-los, isto é... sem guerras, disputas, pelejas, morte.

Vemos em Israel o grande exemplo que devemos ter como base de uma vida submissa a Deus e de respeito ao próximo, quando neste ato, mensageiros são enviados a pedir, solicitar passagem. Porque em casos como esses temos três opções apenas; passar amigavelmente, não passar, ou entrar em conflito. E quantos de nós entramos logo em conflito? E as vezes como conseqüência por nem se quer ter solicitado passagem... sim por não respeitar o direito do próximo. Remover os LIMITES antigos é algo expressamente proibido, por direito, por justiça. A sociologia que estuda a ação do homem em sua relação de interdependência mostra-nos que existe sempre a possibilidade de se entender quanto a necessidade de cada um, antes de partir para ações comprometedoras, pelo que cabe ao homem escolher o melhor caminho.

Israel escolheu o melhor caminho, e haja vista pela logística aplicada, passar por terra alheia, não respeitando a FRONTEIRA dos Amorreus, fosse um caminho mais pratico, estavam prontos para tomar outro caminho para evitar o conflito. Porem vemos que homens respondem a sinais, e um povo, uma multidão, no LIMITE de suas fronteiras, representava para os Amorreus um conflito. Verdade seja dita, ninguém gosta que vizinho algum fique subindo nos nossos muros... Os Amorreus entenderam erroneamente, que Israel queria é tomar a terra deles, e partiram para a guerra, uma guerra desnecessária. É o que acontece quando nos aproximamos demais de terrenos alheios.

LIMITES traçados, FRONTEIRAS expostas, são MOTIVOS DE GUERRA tambem.

Portanto, não fica por ai rondando LIMITES não, vamos saber respeitá-los, vamos evitar ficar na FRONTEIRA, isso ilustra o fato de viver no Reino de Deus e passear no Reino das trevas, cuidado, FRONTEIRAS, LIMITES, que expressam divisas de territórios são MOTIVOS DE GUERRA.

Guerras, disputas, pelejas, destruição, morte, pode ser evitadas, respeite os LIMITES.         

Charly.

Nenhum comentário:

Postar um comentário