sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Em qual deserto você esta para encontrar com Deus?

Em qual deserto você esta para encontrar com Deus?

“Eu te conheci no deserto.”
Texto Base: Oséias 13.5

Nos paises do Oriente Médio, as grandes planícies geralmente estão sujeitas a prolongadas secas e consequentemente a esterilidade. A esterilidade prolongada produz “DESERTOS”. Ops!

Repita ai comigo: “A esterilidade prolongada produz “DESERTOS”!

Acho que já deu para entender não é? “DESERTOS” são apenas conseqüências... seja de condições climáticas ou da própria ação humana. Falando sobre “DESERTOS” temos que lembrar que há 4 palavras hebraicas para nomear o que se entende como “DESERTOS”, sim, sim... Na verdade é o equivalente a nosso português que traz outras palavras como Sertão, Cerrados, e poucas outras que na verdade são sinônimos de lugares ermos, quentes e secos, tal como “DESERTOS”.

Quando o Velho Testamento fala de Israel no “DESERTO” não fica ai pensando que milhares de pessoas andaram por 40 anos a passos vagarosos pela vastidão de um lugar em que só viam sol e areia. Acorda ai! Israel saiu do Egito com velhos, crianças, gados e ovelhas, e, pode ter certeza estes não sobreviveriam 40 anos pisando em areia e sob sol escaldantes... seus gados e suas ovelhas precisavam de pastos e 40 anos para ter pastagens é tempo demais não acha? Aqui... choveu pão do céu e não grama...

Com isso aprendemos que o “DESERTO” nos quais as vezes somos submetidos não são para tanto aqueles locais onde tudo que nos aguarda é a morte, Deus na sua rica misericórdia conforme nos informa a Bíblia com a “provação dará também o escape”.

As 4 palavras hebraicas que definem “DESERTOS” traz as seguintes informações para nós:

MIDBAR – Pastagens esteries, minguadas, ou seja planícies com pouca pastagens, sim, sem muita vegetação. Onde é complicado, difícil, para tirarmos subsistência para nós e para os nossos. É o primeiro tipo de “DESERTO” relacionado na Bíblia.

ARABAH – São lugares ermos, arenoso e rochoso, talvez o mais próximo que temos da imagem de “DESERTO” que logo vem em nossa mente. Onde não há pastagens, é local seco... onde não há nenhuma possibilidade de arrancarmos ou extrairmos algo para nossa sobrevivência.

YESHIMON – São lugares desolados, expansão territorial onde não se vê ou não se nota vizinhos nas proximidades, lugar onde vivemos sozinhos.   

e CHORBAH – Lugares que não são “DESERTOS” a principio, mais que devido a uma transformação da natureza ou a intervenção humana tornam-se desolados. O tipo de cidade ou vilarejo que é conquistado por inimigos, posto a fogo, destruído por inteiro desde a casas a pastagem, também era comum aplicar o termo “DESERTO” a lugares que foram submetidos a uma destruição.

Não sei em qual desses “DESERTOS” você anda caminhando... seja em MIDBAR – lugar de pastagem minguada, seja em ARABAH – lugar sem pastagem alguma, seja em YESHIMON – lugar onde a solidão é sua companheira ou CHORBAH  – lugar que era bom mais foi destruído. De fato não sei por onde caminham seus pés, sei de mim, sei por onde andam os meus pés... rsrsrs

Mais, estou aqui para te lembrar que em “DESERTOS” tipo MIDBAR – onde as pastagens minguam DEUS esta presente para providenciar tudo aquilo que você precisar podendo como fez com Israel abrir uma padaria e um frigorífico em meio a este DESERTO para que você “de nada tenha falta”. Estou aqui para te lembrar que em “DESERTOS” do tipo ARABAH, onde não há pastagem alguma, onde você vê apenas terreno arenoso e rocha, Deus esta presente para tirar se for preciso até água de pedra para você beber. Estou aqui para te lembrar que em “DESERTOS” do tipo YESHIMON – lugares nos quais você se sente sozinho Deus esta presente te dizendo “não temas que eu te ajudo”, Ele nunca te abandonará. É... estou aqui para te lembrar que em “DESERTOS” do tipo CHORBAH – onde sua vida era feliz e formosa mais que foi destruída e abalada por crises forjada pelo inimigo de nossa alma, Deus esta também presente para que você saiba que é possível recomeçar e que Ele vai restaurar sua sorte e que mesmo em “DESERTOS” Deus pode e vai fazer florecer novamente sua fé.

Em QUAL DESERTO VOCE ESTA PARA ENCONTRAR COM DEUS?

Charly

Nenhum comentário:

Postar um comentário