quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Proibido para você!

Proibido para você!

Limite (Individual)

“De todas as arvores do jardim comerás livremente, exceto da arvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comeras...”
Texto Base: Gêneses 3.16-17

LIMITES, no hebraico GEBUL, palavra que aparece cerca de 240 vezes desde o livro de Gêneses ao livro de Malaquias trazendo o sentido de “LUGAR FECHADO”, e por outras vezes aparece também nas escrituras como “extremidade” e “fronteira”.

O sentido que a meu ver traz maior aprendizado nesta pequena palavra é de fato o que apresenta a idéia de “LUGAR FECHADO”, o que nos leva a refletir sobre LIMITES em caráter individual, porque? Porque evidencia particularidade é claro!

Falamos ontem no texto anterior sobre LIMITES em caráter coletivo onde vemos LIMITES sendo impostos visando o bem humano, o que não será diferente no aspecto individual, porem neste, veremos alem da bondade de Deus em nos preservar, que estes LIMITES estabelecidos por Deus a nós individualmente buscam também elevar nossa posição entre toda a criação. Como? Nos aprovando.

Voltemos ao principio e a referencia bíblica em epigrafe, então veremos o primeiro LIMITE estabelecido. Onde Deus se dirigindo a Adão diz; “de todas as arvores do jardim comerás, mas da arvore do conhecimento do bem e do mal, desta não comerás”. Vamos tentar entender o que acontece aqui. No Jardim do Éden, um espaço geográfico separado no meio de outro espaço, Deus separa um quadrante e noutras palavras diz a Adão; “Adão este quadrante aqui é um LUGAR FECHADO para você”, sim, Deus estava noutras palavras estabelecendo LIMITES para Adão dizendo; esta arvore é “PROIBIDO PARA VOCE!”

Ao falar de LIMITES no aspecto individual temos claro a necessidade de recorrer aos Apóstolos e suas Epistolas onde encontraremos detalhes da aplicação desse ensinamento para cada um de nós.  Vemos LIMITES estabelecidos em todo Novo Testamento, onde você aprende a viver a vida sabendo que em uma e outra esquina vai se deparar com oportunidades e deverá fazer escolhas vendo mesmo que imaginariamente LIMITES traçados como “placas” que dizem que isso ou aquilo é “PROIBIDO PARA VOCE!” Suas escolhas serão feitas mais os LIMITES estarão postos.

No Novo Testamento deparamos com LIMITES que nos dizem “você até podia mais não deve” ou ainda “se seu irmão se escandaliza não faça”, são LIMITES traçados que exige de nós tal como exige de um atleta conforme diz o Apostolo Paulo, abstinência, preparo, força de vontade para vencer. LIMITES que se não interpretados corretamente nos frustram, mais quando entendemos que estes LIMITES tem a finalidade de aprovação para nossa vida ai então passaremos a compreender que o que aconteceu no Jardim do Éden, aquele “LUGAR FECHADO” para Adão, era apenas um teste de fidelidade, o mesmo que o “PROIBIDO PARA VOCE” hoje.

LIMITES em caráter individual é apenas um meio estabelecido por Deus para seu desenvolvimento, que de “gloria em gloria” se manifesta até que você se torne um ser perfeito. Impossível?

Não diria isso se fosse você... afinal, que esperança existe dentro de você?

“Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifestado o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a Ele”...

“Receberemos um corpo incorruptível”...

LIMITES... busca desenvolver em nós o que há de melhor.

Falaremos no próximo texto sobre LIMITES no sentido mais peculiar da palavra, “FRONTEIRAS”.

Charly.

Nenhum comentário:

Postar um comentário