quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Principio do Relacionamento

Principio do Relacionamento

“... Qual é o teu nome?”
Texto Base Geneses 32.27

Aproveitando ainda a história de Jacob, mais precisamente neste episódio no qual presenciamos principios de relacionamento, temos em evidencia o que é indispensável para o inicio de qualquer relação, seja de homem para com homem ou homem para com Deus ou Deus para com o homem. Para se relacionar é necessario ter conhecimento e este advem de questionamentos, poderiamos dizer que pela observação também, porem inevitavelmente segue-se as questões.

PRINCIPIO DO RELACIONAMENTO podemos destacar como o processo elementar para fundamentar qualquer relação, neste é indispensável que se haja entendimento, ou melhor, conhecimento, para que possa haver uma co-relação entre dois seres, sim e tudo começa assim... questionando, e uma das questões fudamentais é aquela mesmo onde buscamos saber mais a respeito de alguem com uma pergunta muito simples e necessária tal como “QUAL É O SEU NOME?” ou, QUEM É VOCE?,  O QUE FAZ AQUI?, ONDE ESTAS?, bem, são inumeras questões que formulamos na intenção de decifrar melhor a outra pessoa, onde buscamos segurança para dar continuidade a uma relação.

Eu não devia mais vou projetar aqui para voces a formula basica do relacionamento, rsrsrsrs, bem, mais vale dizer que é o processo de formação do mesmo pelo qual se fará a discriminação se é um relacionamento promissor e viavel ou inviavel e descartavel, veja bem... OBSERVAÇÃO + QUESTIONAMENTO = RELACIONAMENTO, então apartir daí segue-se outros principios para manutenção de uma boa relação tal como o o principio do RESPEITO, da RECIPROCIDADE e outros poucos.

Acho no minimo interessante ver em Deus a aplicação de principios elementares ao relacionamento, quando Ele mesmo se mostra interessado em nós procurando sempre que possivel se aproximar. Sim, desde o Jardim do Édem, Deus busca se aproximar do homem observando-o e de certo questionando-o, vemos Deus tambem se apresentando a Moises e dizendo-o: “tenho observado... meu povo”, e outras vezes vemos Ele observando-nos, em algumas outras passagens biblicas esse posicionamento de Deus quanto a nós fica evidente.

Inevitavelmente quando se observa questiona-se, e é isso que vemos aqui quando Deus chega até Jacob e pergunta seu nome. Simples assim não é? Veja bem... observe... rsrssr.... Não é simples? Bem, nada é simples quando nos referimos a Deus essa é a verdade, pelo que se voce ainda não notou Deus é tão fã de relacionamento que presenciamos em varias ocasiões descritas na biblia Ele fazendo perguntas estranhas, tal como aquela a Adão “ONDE ESTAS”?, ou essa mesmo a Jacob “QUAL É O SEU NOME?”, ou ainda ao profeta Elias quando este estava na caverna “O QUE FAZES AQUI?”, sim, sim temos mais... ao profeta Isaias que estava sozinho no templo Deus pergunta “A QUEM ENVIAREI?” e a alguns cegos, leprosos, paraliticos, uma pergunta... “QUE QUERES QUE EU TE FAÇA?”... percebe-se que são perguntas que por ser Deus Ele já conhecia muito bem a resposta, mais ainda assim por amar se relacionar com o homem Ele questiona-nos.

Ah, é claro tambem que atravez de perguntas “estranhas” como essas, Deus procura ver em nós a sinceridade, e ver se realmente estamos abertos a um relacionamento com Ele. Sim, sim... veja, como eu já disse é claro que Deus já sabia o nome de Jacob, mas ao perguntar a Jacob seu nome, Deus queria colocar um ponto final na historia de vida  que estava até aquele presente momento marcada pela fuga, engano e mentiras. Quando Jacob responde a Deus “meu nome é Jacob” na verdade aquele homem estava dizendo para Deus “...sou eu Jacob, o Jacob cansado de fugir dos problemas, tido por muitos como enganador, com medo do que meu irmão pode me fazer ao encontrar com ele... sou eu Jacob, conhecido por muitos como aquele que engana...” Jacob na verdade se relacionou ali com Deus de forma tão intensa e sincera que recebeu sim sua benção e teve naquele instante sua vida mudada.

“Não chamaras mais Jacob”, disse Deus a ele, “seu nome será Israel”... Quando nos relacionamos com Deus nosso nome é mudado, nossas atitudes mudam, nossa vida muda, o mundo nosso se transforma. Relacionamento, desenvolverá questões, as quais devem ser respondidas de forma sincera, e quer saber? Não adianta mentir Deus já sabe as respostas mais quer ouvir da sua boca. E quer saber mais ainda? Relacionamento é uma estrada de duas mãos, sim, sim... Talvez vc já se abriu para Deus e disse a Ele seu nome e tudo sobre voce, talvez até já esta experimentando a transformação na sua vida... mais... e sobre Deus o que voce sabe? Quem é Deus para voce? Teve já a curiosidade de saber seu nome?

Quando nos interessamos de verdade temos atitude semelhante a Israel que não perdeu tempo e quis tambem saber o nome de Deus. É lamentavel quando vemos relacionamentos egoistas onde queremos muito receber de Deus mais nada buscamos conhecer sobre Ele, saber o que Lhe faz feliz etc e tal. Bem, Deus não é bobo mesmo, quando voce se interessar de fato em se relacionar com Ele, de fato Ele se relacionará com voce.

Charly

Nenhum comentário:

Postar um comentário