segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Negociando Dividas

Negociando Dividas

“Eu o aplacarei com presentes, que vai adiante de mim, depois verei sua face...”
Texto Base Geneses 32.20

Acredite ou não, Jacob não devia dormir muito bem esses anos todos que esteve longe de seus pais,  pelo fato de saber que tinha assuntos pendentes com seu irmão mais velho e um dia ou outro teria que se encontrar com o mesmo. Jacob estava rico agora, dinheiro não era problema para ele, a benção da primogenitura anteriormente roubada de seu irmão estava acima da herança material do velho, Jacob não precisava da herança material de seus pais. Agora confiante com a situação parte para a terra de seus pais, sabedor do encontro inevitável, porem cheio de si, pronto a mostrar ao irmão que não  queria lesa-lo em algum bem material como tambem se submetendo como servo do mesmo enviando-lhe presentes, comprando-lhe a fé.

Ao estarmos endividados muitos de nós fugimos e nos alojamos sabe lá Deus onde, alguns partem para começar nova vida, outros seguem caminhos duvidosos, a questão é que tanto um quanto o outro procura ou pelo menos sonha em poder negociar sua divida passada e quitá-la de uma forma ou outra. Sonha-se em recuperar-se e voltar por cima, podendo não somente quitá-las mais tambem esbanjar de forma a evidenciar para quem puder ver que nunca mais nos submeteremos a divida alguma. Isso nos torna esnobes, e dotados de falsa humildade, a ponto de buscarmos comprar estrategicamente favores, evitando o confronto novamente que antes era evitado fugindo agora buscamos tapar o sol com a peneira enchendo os olhos daqueles que devemos de presentes.

NEGOCIANDO DIVIDAS é um assunto peculiar da humanidade, comprar favores, enviar presentes na intenção de que se aplaque a ira de nossos credores... Jacob era de fato um grande estrategista, note pelo contexto do verso em epigrafe que Jacob não apenas enviou presentes para comprar ou aplacar a ira do irmão lesado, como tambem dividi-os de forma que cada qual por sua vez era apresentado a Esaú... sim, primeiro vinha uma comitiva de presentes com seus mensageiros... minutos depois chegava outra... e só depois vinha tambem dividida em partes a familia de Jacob, isto ele fez para que no primeiro sinal de animosidade por parte de Esaú, houvesse tempo para que pelo menos uma parte de sua grande familia escapasse. Aparentemente quando pagamos dividas em prestações obtemos vantagens... só aparentemente, dever não é vantagem em hipotese alguma. Vemos agora que Jacob apesar de confiante na prosperidade que se lhe ocorreu se viu desprovido de coragem para enfrentar seu antigo problema, isso nos faz pensar na realidade de que quando devemos não importa se estamos com prestações em dias, ou se compramos a paciencia de nossos credores, pois nada disso nos livra da verdade de ainda sermos devedores.

Jacob mais uma vez agiu com uma atitude suspeita, mesmo enviando presentes para comprar o irmão, acabou por fugir da responsabilidade colocando até a vida de seus familiares em risco ao passo de ficar escondido aquela noite ali aguardando o desenrolar dos fatos. Ah Jacob! Sujeito ruim... sempre fugindo, postergando, enrolando, evitando, agora colocou em risco a vida de seus filhos e ficou covardemente ali aguardando o resultado.

Conta a historia que naquela mesma noite um grande homem apareceu a Jacob e sem apresentações Jacob (provavelmente achando que era seu irmão Esaú ou alguem enviado por ele para mata-lo) caiu em cima desse misterioso homem e lutou por sua vida. Não ouve tempo para questionamentos ou apresentações quando se viram, Jacob achou mesmo que ia morrer, com certeza pensou consigo mesmo; “meus presentes de nada valeram, minha familia já esta morta ou foi feita escrava da familia de meu irmão”, e partiu a lutar por sua vida.

Como estamos hoje? Será que sentimos que nossos presentes não tem dado certo? Será que enquanto isso, temos deixado nossos filhos expostos a um possivel mal? Será que temos sido irresponsaveis e temos permanecido escondidos no vale aguardando o desenrolar dos fatos deixando nossa familia na berlinda?

NEGOCIANDO DIVIDAS... existe mesmo pessoas que pensam que é possivel comprar outros amortizando os juros de dividas passadas, existe mesmo pessoas covardes que são capazes de se esconderem em um vale e por seus filhos e familiares a frente de um grande problema. Infelizmente existe.

Bem, enquanto voce continua com essas atitudes de Jacob espero que esteja ciente que a justiça de Deus te reserva um lugar no qual não terá escape, não terá presentes que te aliviem, não terá familia ou filhos para enviar no seu lugar, sim, para voce que vive fugindo esta reservado um lugar onde queira ou não voce enfrentará seus medos. Ah, e não tem como fugir. Vai ficar e lutar, como se fosse por sua vida.! Lutar até que voce aprenda a se relacionar... é... há relacionamentos que começam no contato, e as vezes esses contatos não são lá tão amigaveis...

No proximo texto vamos falar sobre relacionamento, relacionamento que começa brigando... engraçado isso não é? é... mais o relacionamento intimo de Jacob com Deus começou assim.

Charly

Nenhum comentário:

Postar um comentário