quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Sem Referencias

Sem Referencias

Texto: Juízes 2.10-13

É nítido que a falta de referência nos leva ao esquecimento, toda uma nação deixou-se perder pela falta de testemunho. O tempo e a falta de transferência ou comunicação de uma geração para outra se encarregou de levar ao esquecimento os feitos de Deus e o compromisso assumido de toda uma nação.

Devemos cuidar para que com o tempo nossa identidade não se perca, mantendo firme nossos valores, e nos apropriando da responsabilidade transferida pelas nossas "referências". O extremo dessa situação também é válido para nosso entendimento, e, falando de extremo estou cuidando da possibilidade das "referências" da época não ter tido responsabilidade suficiente para passar adiante o conhecimento sobre Deus.

É interessante pensar sobre isso, dentro da ideia de que o que pode levar a esse tipo de irresponsabilidade é exatamente a falha em cumprir o papel de referencial. Como comunicar compromisso sendo descompromissado? Talvez o esquecimento de Deus fora promovido pela falta de seriedade com que as referências da época trataram a questão. Como cobrar o temor, obediência e posicionamento de uma congregação se não somos exemplos?

É como eu disse acima, um extremo a se considerar: Bem provável que pelo proceder explícito nos versículos anteriores, do início do capítulo, motivo da correção da parte de Deus, tenha sido o fator que desencadeou o esquecimento de uma geração futura.

Josué serviu bem a seu papel, alguns poucos anciãos também, mas percebemos os desvios de muitos, nesse ciclo perdeu-se a identidade de uma nação.

Sem referência, sem identidade, tudo fica fadado ao esquecimento.


Charly 
continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário