quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Eliú (uma visão diferente)

Eliú (uma visão diferente – um anexo a conclusão)

Texto: Jó 32.21, 33.3 e 8 -12

"... nisto não tendes razão..."

Essa frase acima define o carácter desse homem; flexível, observador, moderado, imparcial, sincero e bem intencionado.

Eliú não é contado entre os "amigos" de Jó que se mostraram opositores e perturbadores daquela pobre alma. Eliu se difere daqueles que apontam problemas insolúveis, se difere daqueles que na hora que a situação fica "preta" esquecem até mesmo nosso nome. Eliu não é exortado por Deus, pois garantiu em seu discurso o que era justo considerar.


Exalta a posição de Deus, e anima a Jó esperar nEle (36.11) pois de certo, quem assim persevera encontra "recompensa". Eliu é o único que chama Jó pelo seu nome, mostrando assim um interesse genuíno de lhe ajudar, no mínimo mostrando que realmente estava "envolvido" com a situação de Jó, que se preocupava de fato com toda aquela "dor", esforçando para que Jó compreendesse que haveria um propósito maior em toda aquela situação pois Deus não subverte o juízo! Eliu profetiza a restauração de Jó! (33.24-26).

Verdadeiros amigos diante do problema apontam a solução: Deus!? Deus faz! Basta apenas confiarmos perseverando, certos de que absolutamente tudo está sob controle de Deus.

Há coisas que ouvimos, há coisas que querem que acreditemos, há coisas que nossas vistas nos apresentam que simplesmente não são bem assim... há conceitos sobre a vida que estão longe de ser verdade, muito mais a mesma verdade se aplica a Deus.

"... nisto não tendes razão..."

Charly

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário