quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Respostas (curiosidades parte II)

Respostas (curiosidades parte II)

Texto: Jó 38-41

Claro que Deus superaria qualquer expectativa quanto a "arte de comunicar". Percebemos então a comunicação consciente que expressa e apresenta mais informações evitando qualquer possibilidade de inferências:

A arte de redarguir é apreciada no oriente. Enquanto nós ocidentais a desconsideramos os orientais descobriram nela a comunicação eficiente que leva ao questionamento intensivo a fim de explorar a capacidade total do tema ou assunto, abrindo "leques" para outras óticas sobre a questão ainda não considerada na interpelação.

Leva-nos a "pensar fora da caixa", escapando do pensamento convencional, é um exercício onde se eleva o entendimento a um nível maior de aprendizado. Einstein disse: "os problemas não podem ser resolvidos no mesmo nível de pensamento de quem os criou", porque ainda "inconscientemente" acarretaria em dúvidas, não gerando convicções.

Toda ou quase toda pergunta que fazemos cuidamos lá no fundo ter a resposta, mesmo sendo ela errada, e o processo no "redarguir" desconstrói os conceitos inconscientes e deturpados sobre a questão nos levando a reflexão e criatividade, a desafiar suposições, a consideração de novas perspectivas, a canalizar atenção, a promover a investigação e enfim romper os bloqueios mentais.

As perguntas de Deus a Jó lembra muito a ironia, um tipo de interrogação que finge ignorância, que nos leva primeiramente a reconhecer nossa ignorância sobre o tema, um esvaziamento pode-se dizer, para consequente "enchimento" do conhecimento e domínio do assunto.

No próximo texto vamos fazer entender o que "entrelinhas" Deus comunicou a Jó com todas aquelas perguntas.

Que fique bem claro, Deus escolhe o método mais eficaz para nossa aprendizagem, e garante que assim seja.

Charly
continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário