quinta-feira, 8 de março de 2012

Tempo de buscar e tempo de perder


Tempo de buscar e tempo de perder

Texto baseado no Livro de Eclesiastes 3 Verso 6a
(Leia as referencias antes de prosseguir com a leitura do texto postado)

Esta é para mim a proposta de Deus para solução do problema da vida. É até estranho falar sobre isso porque na verdade como “problema” deviamos encarar é a morte, mais como a “vida” tem se apresentando uma grande inimiga que quem de fato deseja viver....

A vaidade, sabe-se que por causa dela acabamos por não viver e sim vegetar, por causa da vaidade humana é que se diz “começamos a morrer quando nascemos”, e isto não devia ser encarado assim visto até certa idade o ser humano ainda estar a todo se desenvolvendo. A vaidade humana é duramente exposta no livro de Eclesiastes e todo mau que ela faz, o enfado, a tristeza, a sensação de injustiça, e por fim a morte. “Tanto trabalho para nada”, esse devia ser o jargão da vaidade. Este livro traz o remédio para combatê-la, a principio aparentemente meio irresponsavel quando apresenta-nos a opção de viver a vida despretenciosamente, buscando apenas viver cada momento tendo em conta a consequência de nossos atos. Ser feliz com alguem e se alegrar com o resultado do trabalho de nossas mãos, é uma proposta para aquele que deseja viver e não deixar-se esvair nos ciclos da vida.

Este capitulo de Eclesiastes traz sem duvida alguma a receita para o problema da vida, definindo a necessidade de saber vive-la por vez, de maneira ordenada, com sensatez e com boa vontade para com o proximo. Tempo para tudo, o pregador nos mostra, nos orienta, tempo para tudo...

Esta sentença que vem como nosso titulo de hoje mostra que o TEMPO DE BUSCAR deve ser respeitado, mais para muitos de nós este tempo nunca acaba, nunca acabará, porque a vaidade domina a humanidade de tal forma que como as filhas da meretriz que um dos profetas maiores discorre sobre elas dando-lhes o nome de Dá e Dá, vivem enroscada no pescoço de muitos de nós fazendo-nos escravos permanentes de sua vontade. Dá, Dá, são aquelas amigas intimas da vaidade que nos prende a este tempo em nossas vidas e que faz com que muitos de nós passemos toda a vida nesse tempo buscando, buscando, buscando sem fim... por isso vemos homens e mulheres com disturbios emocionais, depressivos, stressados, porque na vida não existe outro tempo para eles senão o de buscar, dia apos dia não obstante uma conquista logo parte para outra, seus egos são bolsas negras e sem fundo, nunca poderão ser satisfeitos.

TEMPO DE BUSCAR, calma aí... busque sim não existe problema para isso, tanto que tem o tempo determinado para tal, mais ao encontrar, conquistar, não deixe a vaidade da vida te levar para outra aventura sem antes desfrutar, ser feliz, vivenciar o encontro de seus objetivos, e outrossim, TEMPO DE PERDER... olha nem tudo é necessário não, tem oportunidades que será melhor voce deixar passar do que embarcar noutra odisseia da vida. “Não podemos ganhar todas” é um ditado muito falado no meio dos esportes, onde a disputa é constante, já parou para pensar sobre isso? 

TEMPO DE PERDER vem para nos mostrar que “não podemos ganhar todas” mesmo. Se partimos para essa missão suicida não viveremos a vida e sim só um roteiro hollywoodiano onde o mocinho ou a mocinha já no fim da vida morrem chorando por não ter escolhido viver a vida e sim lutar com ela. Na luta contra a vida só perdemos, ela continua, nós seguimos... e, engraçado não é? Perdemos. 

Então não vamos lutar com ela, apenas vive-la, no seu TEMPO DE BUSCAR e TEMPO DE PERDER...

Charly

Nenhum comentário:

Postar um comentário