segunda-feira, 26 de março de 2012

Que Norte que nada... é um “Sul” que vc precisa!


Que Norte que nada... é um “Sul” que vc precisa!

Texto baseado no livro de Gêneses Capitulo 12 verso 9 (Não seja preguiçoso (a), leia)

Uma curiosidade... de tanto ouvir e ver citações do tipo: “necessidade de encontrar um norte”, “vida desnorteada...”, “meu norte”, não pude deixar de ficar inquieto ao ler, reler e refletir sobre esse versículo bíblico que nos serve como base para este texto.

Não quero fazer apologia ao “caminho” visto estar bem claro nos evangelhos onde está e quem é, mas não pude deixar de notar uma questão:  como um homem dirigido por Deus poderia estar na direção errada? Simplesmente impossível não é mesmo? Então, “seja todo homem mentiroso e Deus verdadeiro”!

Isto posto comecei a questionar-me o porquê de Abrão esta se direcionando ao Sul... e a bíblia enfatiza ainda, “sempre ao sul”, seu caminho era na direção Sul... Poxa vida! De acordo com as coordenadas e orientação dos pontos cardeais, Abrão estava andando para baixo! Foi ai que viajei na maionese mesmo... Abrão tava descendo!

Difícil aceitar uma verdade que nos induz a uma direção que “aparentemente” é deduzida como contrária a nossas aspirações, já acostumamos tanto a buscar nosso “norte”, a procurar o “norte” , até porque é aparente sinônimo de desenvolvimento, crescimento, elevação, direção certa, agora... o Sul? Que raio de direção é essa? Você tem noção do que isso significa mesmo? Em um mundo onde buscamos evoluir, crescer, subir, galgar degraus da vida para um dia olhar lá de cima... o caminho de Abrão simplesmente representa tudo ao contrário.

Mais é essa a direção que tomava continuamente como caminho o “amigo” de Deus. 

A questão da orientação quanto ao rumo que devemos tomar é algo muito importante, porque não nos basta apenas acreditar e saber onde e quem é o “caminho”, mas também é necessário que saibamos como nos dirigir a Ele, e digo “dirigir” no sentido de nos conduzir até a ele e n’ele. E tai, Abrão sabia que para se manter no “caminho” certo, devia sempre seguir na direção Sul.

Mas como fica essa já “eternizada” noção de direção que já temos? Hoje a língua portuguesa é tão rica que ao falar de norte não se fala apenas de uma direção acima, não se induz apenas localização, mas também é sinônimo do certo, promissor, e por fim... da esperada, almejada direção.

Um minuto de bobeira e pensando bem nisso o Sul nunca será sinônimo de direção correta, por apontar para baixo não nos traz aspirações alguma, onde já se viu retroceder não é?

Mas andar para baixo não pode ser comparado a retroceder-se,  na verdade a ideologia cristão é muito muito, muito mesmo filantrópica, desprendida a materialidade, prega um amor que se tem ao próximo colocando-o em primazia sobre nossa vontade. Então..., ora essa, o evangelho mostra muito bem a direção desse caminho, um caminho de renuncia, submissão, abnegação, caminho difícil mesmo, estreito mesmo,,, aparentemente “para baixo” mesmo.

Uma  outra curiosidade: Fiquei incomodado mesmo com esse negocio de “andar para baixo”, tanto que fui consultar a respeito, e descobrir que em uma época em que a bussola era desconhecida, as direções LESTE e OESTE eram sempre vinculadas ao nascer do sol e ao por do sol, com aproximadamente 90º de inclinação a esquerda uma pessoa que se prostrava para o nascer do sol teria diante de si o “Norte”, direção chamada por muitos naquela época de “direção esquerda”, o que fazia da direção oposta a esta, o “Sul”, ser também conhecido como a “direção direita”.

Lembrei-me imediatamente daquele texto bíblico que diz que “existe caminhos que ao homem parecem “direito” mais seu fim são caminhos de morte”... que coisa meu..! não é que pensamos mesmo que o “norte” que precisamos é mesmo para cima, é mesmo subir, é mesmo ser evidenciado, é mesmo ser elevado? Não é que pensamos mesmo que é esta a direção “direita”, enquanto o que me diz a bíblia e algumas outras fontes de pesquisas é que o “Sul” é que é o “Norte” do verdadeiro Cristão? Que é para baixo o caminho para subir e não para cima como muito de nós almejamos?

Lokura, Lokura, Lokura... podem dizer até... mais eu não consigo ver Jesus em seu caminho até a cruz numa direção diferente do que esta. “Humilhou-se até a morte, e morte de cruz...”

Sempre para o Sul era o caminho de Abrão,  poderíamos então dizer que nosso “Norte” na verdade é o “Sul”?

Quando vivermos o evangelho na integra compreenderemos que todos caminhos, com suas direções podem nos levar a Roma, mais não a Deus, para Deus é só um caminho, uma só direção... e é pra baixo ein... rsrsrs

“Filho do homem, desce, desce, desce, desce, e vai a casa do oleiro, e lá te farei ouvir as minhas palavras”

Charly


Um comentário:

  1. Amei esses estudos sobre o "tempo", uma linguagem simples, fácil de entender.

    ResponderExcluir