terça-feira, 27 de março de 2012

O Bom Pastor, o verdadeiro.


O Bom Pastor, o verdadeiro.

Texto baseado no livro do Evangelho de João 10 verso 11  (Não seja preguiçoso(a), leia)

Certa vez um diálogo interessante se iniciou entre Sócrates e Trasímaco, discutiam a busca da vantagem em postos, cargos, posições, funções...  a possibilidade de vantagem versos a ética, a busca exacerbada de lucros descaracterizando e desacreditando a justiça e moral, o beneficio duvidoso que esta a favor daqueles que tem a liderança.

Como exemplo se tomou um profissional, um médico, Sócrates perguntou a Trasímaco se “o médico, o verdadeiro médico, objetiva sua própria vantagem ou a do paciente?” No que Trasímaco respondeu; “o verdadeiro médico objetiva a vantagem de seu paciente”. Conseqüentemente depois de alguns outros exemplos concluíram que o verdadeiro governante não objetiva e nem ordena a sua própria vantagem, mas a dos indivíduos que  governa. Trasímaco concordou por um instante com Sócrates, até que partiu a ironizar seu companheiro por acreditar que lideres e governantes objetivam e ordenam a vantagem de seus comandamos, apontando que tudo não passa da busca pela oportunidade, momento exato de obter um lucro pessoal.

Trasímaco faz menção dos pastores e vaqueiros, de como objetivam o bem dos seus carneiros e bois os engordando, para posterior abate... apresentou-se a Sócrates a realidade triste do mundo governado pelos homens. Eu entro aqui com o texto base de nossa reflexão de hoje...

Pastores...

Sócrates logo relembrou a Trasímaco sua concordância em conceituar como “verdadeiro médico” aquele que não visa o lucro e vantagens de sua profissão mais sim a necessidade e a vantagem que seu paciente obterá pelo trabalho ora exercido, apelando para que o mesmo conceito se aplicasse a pastores e vaqueiros.

Quando falamos sobre a essência verdadeira do caráter humano inevitavelmente voltamos a Deus, isso é visto quando retratamos diálogos de alguns pensadores antigos que discutiam entre si a existência, a justiça, a ética, as leis, ciências e matemáticas, pois quando se trata de ciências comportamentais o que se busca é a figura de um homem perfeito, a semelhança divina que a muito se perdeu. Quando reunidos falavam de justiça, verdade, bondade, sempre expunham os fatos no aspecto super estimado para o que restou da semelhança de Deus nos homens.

Enquanto Sócrates apelava para o homem de verdade, original, Trasímaco mostrava que este não mais existia.

Apesar de estar nitidamente visível aos olhos de quem lê a bíblia e já leu as cartas do apostolo Paulo, que Deus tem deixado alguns homens para Apóstolos, Pastores, Doutores dentre outras funções necessárias para andamento das atividades de sua Igreja, estas lideranças mais tem se apresentado como protótipos do homem segundo Trasímaco do que do homem verdadeiro segundo Sócrates.

Muito se pode concordar com Trasímaco hoje quando vemos Pastores que apascentam a si mesmos, e que no desempenhar de suas funções a vantagem oferecida a suas ovelhas é apenas temporária, temporária o bastante para que se robusteçam e possam estar aptas a doarem parte de si, ou se dar por inteira.

Se um verdadeiro médico objetiva a vantagem ordenando-a primeiramente a favor de seu paciente o verdadeiro líder, governante, ou pastor tem que objetivar primeiramente a vantagem de seu liderado, comandado, sua ovelha.  Se não é assim não é um líder, é um manipulador, não é um governante, é um ditador, não é um pastor, é um mercenário.

Atentando para a natureza da arte pastoril, observamos que o verdadeiro pastor é aquele que cuida, busca, agrupa, protege e alimenta sua ovelha e assim resume seu trabalho, encerra sua atividade justamente nesse ciclo.

A referencia bíblica em evidencia no começo deste texto faz menção do verdadeiro Pastor, do verdadeiro líder, do verdadeiro governante e Rei, aquele que buscou em toda sua vida na terra a vantagem e bem de sua ovelha, de seu liderado e comandado. Este é o médico que não se importa em estar entre leprosos, este é o líder que se coloca a frente de seus liderados, é o governante que governa para o direito e justiça e não pra si mesmo, este é o piloto que não abandona o navio, este é o Pastor que dá a vida por suas ovelhas.

Não se engane, o resto é balela. Sem exceção.

Ok ok, to eu exagerando denovo... sei..., é que não agüento e acabo falando... então é o seguinte, avalia aí o médico, se é um verdadeiro médico, avalia ai o governante, se é um verdadeiro governante, avalia ai o Pastor, se é um verdadeiro Pastor.

Nesse processo avalia aí você também, sim, a você mesmo... se é um verdadeiro homem, ser humano, ou se a muito,  já não deixou se perder a imagem de Deus em você.

Charly

Nenhum comentário:

Postar um comentário