terça-feira, 6 de março de 2012

Tempo de ajuntar pedras e Tempo de espalhar pedras



Tempo de ajuntar pedras e Tempo de espalhar pedras

Texto Baseado no Capitulo 3 verso 5 a  de Eclesiastes

O que se pode falar sobre isso? Ajuntar e espalhar pedras...?

Estas sentenças conotam uma atividade constante porém ordenada, interessante notar a ordem que as duas sentenças são expostas, primeiro ajuntar e depois espalhar, seguindo uma cronologia totalmente planejada e racional. Racional por que não se pode espalhar nada que antes não tenha sido ajuntado, apesar de muitos de nós insensatamente ficar se intrometendo em assuntos alheios, e totalmente sem conhecimento de causa ficar espalhando desde comentários até atitudes incabíveis.

Temos que observar também a solidez daquilo que se ajunta, o pregador, ou Salomão, não podia ter usado referencia melhor do que a pedra para apresentar a necessidade de não perder tempo ajuntando qualquer tipo de coisa por ai. É... e o que tem de pessoas ajuntando coisas sem solidez não é brincadeira... ainda assim, podemos dizer que AJUNTAR PEDRAS é muito mais que agregar bens materiais que apresentam solidez, e somarmos a estes aquilo que é imperecível como um caráter solido, uma vida pura e justa, tudo aquilo que podemos agregar com o maior instrutor que o mundo já conheceu, Cristo.

As vezes nossa razão egoísta e insensata leva-nos a espalhar primeiro do que ajuntar, o problema é que depois ficamos a ajuntar os cacos que sobram da má experiência de querer repartir aquilo que não detemos. Promessas, projetos pessoais feitos na confiança de outras pessoas, tudo isso é como diz o conhecido ditado “quem semeia vento, colhe tempestade”, uma atitude insensata de espalhar sementes irreais, que podem na verdade trazer resultados trágicos.

A fé poderia esta incluída nisso também? Sim, sempre que esta estiver alicerçada em qualquer pessoa diferente de Deus. Jesus disse certa vez; “quem comigo não se ajunta se espalha”. A fé no homem ou no mundo que seja, é passível de grande decepção.

AJUNTAR PEDRAS, é ajuntar coisas solidas, desde bens palpáveis a amizades verdadeiras, mas tudo na inspeção e aprovação de nosso Senhor e mestre Jesus.
Não se investe sem antes ter recursos, primeiro ajunte e depois sim espalhe. Tudo a seu tempo. Um tempo destinado a preparação para nosso futuro, o que claro inclui o futuro de quem amamos... tempo de captar recursos sólidos como a pedra para que tenhamos a mesma solidez em nossas investidas futuras.  

ESPALHAR PEDRAS, é uma atitude daquele que as ajuntou, ou pelo menos deveria ser, não é lançar pedra para tudo o quanto é lugar preferencialmente na cabeça daqueles que nos perturbam não... rsrsrs... ESPALHAR PEDRAS é repartir aquilo que conseguimos deter ao longo do tempo, é ser generoso, é ser empreendedor, é ser justo e sobretudo é amar servindo aquele que vem até você.

Não são todos que gostam disso, pois o ajuntar é tão bom que alguns pensam mesmo que levarão consigo como bagagem adicional para o além tumulo aquilo que granjearam aqui. E se tem uma coisa que podemos ter certeza é que nada levaremos deste mundo visível, nem lembrança, nem ciência, nem bens, mesmo sólidos. 

TEMPO DE AJUNTAR e TEMPO DE ESPALHAR... Bem de fato é infindável as implicações que se apresentam nessas sentenças assim como o é o Senhor que as inspirou. Pelo que desejo que o mesmo ESPIRITO fale mais ao coração de cada leitor.

TEMPO DE AJUNTAR coisas solidas... ajunte,

TEMPO DE ESPALHAR confiança, solidez... distribua, ou alguém fará isso no seu lugar, afinal não viveremos aqui para sempre não é?

Charly

15 comentários:

  1. Respostas
    1. Eu iria falar a mesma coisa, assim como não se pode espalhar algo q não estava junto, tbm não se pode juntar algo q não estava espalhado!

      Excluir
  2. ESTA PALAVRA EM ECLESIASTES 3.1 É UMA PALAVRA QUE FALA MUITO EM NOSSOS CORAÇÕES INFILIZMENTE ESTA GERAÇÃO NÃO TEM TEMPO MAIS DE BUSCAR ESTÃO PRESO EM COISAS PASAGEIRAS QUE NÃO EDIFICAM MAIS QUE EU VOCÊ POSSAM À CADA DIA TER TEMPO DE BUSCAR À PRESCENÇA DE DEUS .

    ResponderExcluir
  3. Muito bom, agora aprendi o que é juntar Pedras gosto muito do esboço bíblico pois edificante no aprendizado da palavra de Deus.

    ResponderExcluir
  4. muito bom o estudo, como edificou minha vida. Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Muito boa palavra foi bem edificante pelo espírito santo

    ResponderExcluir
  6. Primeiro espalhar, porque não se pode juntar aquilo que não se semeou,ou espalhou,plantamos pra depois colher,e sim uma plantação sólida vai fazer toda diferença no futuro, muito obrigado pela explicação.

    ResponderExcluir
  7. A palavra do senhor Jesus nos ensina muito bem glória a Deus

    ResponderExcluir
  8. Esboço muito edificante.procurei esse tema porque a anos atrás um pastor sempre me falava que me via em uma visão ajuntando pedras no caminho, aí hoje o meu pastor presidente mencionou esse texto na pregação.agora entendi ajustar pedras é construir algo sólido.

    ResponderExcluir