sexta-feira, 23 de março de 2012

Quando não enxergamos a possibilidade


Quando não enxergamos a possibilidade

Texto baseado no Livro de João 4.11
 (Leia as referencias antes de prosseguir com a leitura do texto postado)

Não obstante sabermos que para Deus nada é impossível, ainda assim costumamos duvidar. O ser humano é um protótipo sinaleiro que é acionado logo quando consegue notar possibilidades, d’outro modo se apaga a esperança, isto é, na ausência de possibilidades. A razão, a lógica, o raciocínio é o fator que predomina diante de dificuldades onde se busca saídas e soluções, o extinto de sobrevivência, o “custe o que custar” não é acionado sem antes ter se esgotado toda possibilidade racional.

Mas a fé é um fator necessário e simplesmente indispensável para aquele que decidiu ser Cristão. Porque será habituado a viver o mundo visível em paralelo ao mundo invisível. Mas vamos falar de homens, não de super homens, até porque dentre muitos poucos se destacam.

A mulher de Samaria, muito se tem falado sobre ela, seu encontro com Cristo faz alusão ao um dialogo inesquecível e exemplo de evangelização. Ela retrata a figura de todos nós, mostrando-nos que num momento de nossa vida com Cristo, deixamos mesmo a razão falar mais alto que a fé. E, quando isso ocorre ficamos mesmo que por um instante apenas, frustrados, desacreditados em Deus.  

Jesus pede-lhe uma coisa. Importante salientarmos isso. A inicio de seu relacionamento com o filho de Deus é lhe pedido uma coisa, simples ou não, é o suficiente para que possamos acreditar na verdade da necessidade de doar-se de alguma maneira a Deus, como do tipo, entregar-lhe algo, entende?

A mulher ficou impressionada com a atitude de Cristo ao se dirigir a ela, devido a diferenças sociais e preconceito racial existente naquela época. Como hoje podemos também ficar impressionados de como o evangelho é oferecido a qualquer um, em qualquer tempo, em qualquer situação... mas isso não é mais importante do que o fato de que mesmo após Jesus dá sinais, digo indícios de quem era, expondo que poderia satisfazer não só a necessidade básica dela mais também de toda sua existência, ela reluta em acreditar.

Talvez porque a inicio ela não compreendeu bem a mensagem. Isso é comum em todos nós. Não dá pra entender de imediato a mensagem não. Eu busco água e pão, casa e trabalho, bens e saúde, e de repente me deparo com Deus dizendo-me que pode me dar muito mais do que isso? Ein? Talvez, talvez, sem ter alcançado o trabalho e bens almejado, a saúde e a casa de meus sonhos. Aquela mulher não se atentou de inicio a mensagem de Cristo sobre uma possível “água viva” porque não via em suas mãos nada que favorecesse a Ele ao menos para conseguir a “água morta”. Posso imaginar que o “tico e teco” dela funcionou rapidamente de maneira a anular o oferecimento de Cristo do sobrenatural e analisar a possibilidade daquilo que é natural, e resultado? Jesus não tinha sequer um “baldinho” e nem uma “corda” longa suficiente para tirar água daquele poço.

Somos homens e mulheres normais. Quando não vemos possibilidade para o trivial, a necessidade básica, como podemos acreditar naquilo que é sobrenatural?

Talvez você esteja passando por isso agora, cheio de ir a igreja, de ouvir, ouvir e ouvir. Escuta falarem de céu e inferno, anjos e demônios, cidade de ouro e uma vida melhor, mais tudo que você esta vivendo é uma frustração medonha porque só tem conhecido o inferno, convivido com demônios e não é num barraco de ouro que você está morando.

Aquela mulher somente acreditou na mensagem de Cristo quando o mesmo se mostrou conhecedor de sua vida por inteiro. Olha entendo que alguns de nós, senão todos, só acreditamos e confiamos mesmo depois de uma revelação de Deus a nós. Algo que seja incontestável, que abra nosso coração para recebê-lo, o suficiente para que não pensemos tanto no que é passageiro, suficiente para que não pensemos tanto naquilo que mata a sede apenas por um momento.

Sei que, o não ver a corda e o balde tira tuas esperanças, sei que QUANDO NÃO ENXERGAMOS A POSSIBILIDADE para o natural é difícil crer no sobrenatural, mais nesse dia te convido a ser sincero com Deus, e como esta mulher fez, não temer dizer o mesmo a Cristo, se você não está acreditando no que Ele pode fazer na sua vida, fale para Ele que não está vendo nada.

Chega de crentes mentirosos, que acham que fé é enganar a Deus, se você não ta crendo, não ta vendo possibilidade, agora é o momento de estreitar esse dialogo e falar olhando nos olhos de Deus. Deus não quer robozinho nenhum, ele quer se revelar a você como fez aquela mulher, mais pra isso você precisa mostrar que pensa, que não é nenhum tipo de massa de manobra de ninguém.

Pense, fale, se expresse para com Deus. Você terá a certeza que nada é mesmo impossível, e isso não por acreditar no que os outros lhe dizem, mais por ver e ouvir da própria boca de Deus.

Charly 

Nenhum comentário:

Postar um comentário