quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Você não é o centro do universo

Você não é o centro do universo

Texto: Jó 18.4

Bildade diz a Jó: "o mundo não vai parar por sua causa."  É verdade que na vida supervalorizamos tudo que acontece conosco, acho que não era mesmo pra ser diferente, até porque somos agentes ativos da nossa história. Mas, Bildade tem razão em dizer que a "vida" continua. O mundo não para em face as nossas dificuldades e infortúnios. Isso deve ser considerado para evitar expectativa falsa e defraudação que pode gerar frustração.

Devemos passar pela vida com respeito e sabedoria, considerando que oito bilhões de pessoas "compartilham" a história conosco, ou pelo menos dividem o mesmo cenário, e pasme, há pessoas sofrendo como você ou ainda mais do que você.

Interessante isso porque leva-nos a outra questão: Haveria favorecimento? Ou desfavoreceria Deus a alguém? É certo que não! Nem um nem outro, a vida é mais justa que parece. Neste quesito o "sol nasce para todos", não há favorecimento ou o oposto a isso, o que acontece é que as pessoas reagem de maneira diferente na vida. Uma mesma situação é vivenciada e interpretada de oito bilhões de maneiras diferentes.

Há aqueles que vão aceitar a adversidade e reagir positivamente transformando-a em oportunidade, há outros que vão jogar tudo para o alto e sair numa busca incansável e frustrante por "culpados", ainda haverá aqueles que vão respeitar o ciclo da vida buscando aprender o máximo possível com as lições apresentadas.

Você não deve ter notado, mas o livro de Jó é a história da vida de um homem que como nós geralmente fazemos, fez o mesmo, supervalorizando sua situação. Homem que em um momento de sua vida achou que Deus devia a ele satisfações. Homem como eu e você que acha que o universo orbita ao nosso redor, centro do universo.

Bildade tem razão sobre isso. Mas, ter razão não quer dizer que temos o direito de falar o que queremos, quando queremos e da maneira que queremos, isso não é direito isso é grosseiria e má educação.

Lembremo-nos que os amigos de Jó são exortados, corrigidos por falarem de Deus o que não era correto. Isso pode e implica inclusive em falar o certo sobre Deus de uma maneira errada.

Lembremo-nos destas lições.


Charly
continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário