terça-feira, 6 de setembro de 2016

Aferindo nossa teologia

Aferindo nossa teologia

Texto: Capítulos 15 a 17 de Jó

Elifaz traz novamente a lembrança, os conceitos pré-estabelecidos sobre a vida, sobre Deus e sobre o homem.Tem as considerações de Jó como "noções vazias" visto toda uma geração (15.7, 8, 18, 19) já viver fundamentada nos princípios que na ocasião estão sendo questionados.

Não acredito que você não percebeu, mas por vias das dúvidas vou expor com clareza os conceitos que são abordados pelo colégio antigo de Jó e seus amigos, agora totalmente desconsiderados pelo patriarca Jó:

1 - Sofrimento como consequência do pecado.
2 - Um Deus previsível, possível de se sistematizar.
3 - Lições de moral extraídas da imoralidade.
4 -  Riqueza e prosperidade como evidência de retidão.
5 - Ímpios são atormentados em vida.


A todos estes conceitos, Jó questiona. A todos estes conceitos, Jó agora despreza. E, qual o motivo? A experiência! Conceitos deixaram de ser conhecimento teórico na vida de Jó e agora ele discute com propriedade e não abre mão de seu posicionamento.

Ter toda uma geração contra nós não é algo que gostaríamos de enfrentar. Mas percebemos que homens de Deus tem essa sina: Contra reinos e gerações, contra sofismas e ideologias, Deus levanta homens para dar o verdadeiro testemunho de sua palavra. Deus proporciona meios para que vez por outra apareçam no cenário mundial estes que contrariam métodos, princípios, ideologias e se precisar toda uma geração.

Jó disse logo no inicio de sua experiência, "eu sei que meu redentor vive, e que a última palavra será DEle". Não sei se nossa geração suportaria essa verdade em toda sua abrangência.

Perceber que a maior parte da nossa teologia ainda não passa de falácias e questiona-las, e ir contra elas, e apresentar evidências sem conveniências é um desafio para pessoas como Jó, Samuel, Elias, Isaias, Ezequiel, Oseias, Habacuque, João Batista, Jesus, e aqueles do caminho que transtornaram o mundo como Paulo, Lutero e quem sabe... você.

Em suas épocas eles testemunharam, desafiaram, questionaram:

"A ultima palavra é de Deus", "obedecer e não sacrificar", "o Deus que responder com fogo esse é o Deus verdadeiro", "ai da cidade!", "ai dos pastores!", "destruídos por falta de conhecimento", "mesmo que tudo falte eu me alegrarei!", "raça de víboras!", " Eu porém vos digo!", "o amor permanecerá!", "só a graça e só as escrituras!"...


Charly         

continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário