sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Convicção válida

Convicção válida

Texto: Jó 19.25-27

Já falei em outra oportunidade que convicção sem discernimento é extremismo e aproxima-se muito do legalismo, é fé cega, desprovida da razão.

Mas, Jó apresenta sua convicção em face a toda dificuldade vivenciada, uma convicção que no momento oportuno trará  as respostas almejadas, uma convicção que exprime confiança no governo de Deus, por mais que não consiga explica-lo e compreende-lo, ou, por mais que não tenha as respostas para todos os dilemas da vida.

Percebemos uns pontos críticos na arrasadora experiência de Jó: há ocasiões que ele extravasa sendo irônico nas suas colocações, sendo altamente crítico nas considerações. Jó deixa bem claro que está difícil de suportar toda aquela dor. Que, seria mais fácil, ou melhor, deixar de viver.

Acho que a grande dificuldade do homem está contida não exatamente nas experiências, mas na falta de entendimento e compreensão delas.

Toda experiência pode ser agradável se compreendermos o propósito. A nossa dificuldade consiste na compreensão dos fatos, na falta daquela sensação de controle da situação, no ser conduzido pela vida e não conseguir conduzi-la. É importante pensar sobre isso porque estamos a considerar exatamente a dependência e independência do homem.

É  difícil para o homem se vê dependente. Problema de orgulho.


Charly 
continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário