segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Argumentação fraca

Argumentação fraca

Texto: Jó 32.3, 12 e 13

O fim de uma conversação sem boas argumentações é sempre o mesmo: acusações. Infelizmente há "doentes" que não suportam a ideia de que sua sistemática pode falhar. Não suportam a ideia de que não possuem respostas para tudo e que a vida não é exatamente como se "acha", mas manifesta-se como o que é.

A primeira vista onde percebem que não podem convencer disparam insultos e acusações. A teologia falha, a vida não... Interessante isso.

Claro que não será motivo para ignorar o que é óbvio dentro do que se pode perceber sobre ela, mas ainda assim a maioria de nós homens "religiosos" somos tendenciosos a interpretar a vida apenas sob nosso ponto de vista. Também tem os idiotas que se apegam a maioria, de olhos fechados, deixando outros conduzirem suas vidas. Vejo aí não a fé, mas a omissão e irresponsabilidade de alguns, talvez preguiça mesmo ou a própria ignorância disfarçada de zelo religioso.

Eu tenho que conferir, você tem de conferir, a vida é minha, a vida é sua, ninguém vai queimar no inferno por sua causa e nem gozar o céu em meu lugar para deixarmos outros decidirem e conduzirem nossas vidas.

É verdade que isso não é motivo para rebelar-se contra as evidências, mas é motivo para refletir mais sobre a razão da vida.

Eliú o mais novo, nem por isso o "conduzido", não que fosse questão de falta de humildade do mesmo em frente à voz da experiência, ao contrário, ele aguardou pacificamente e pacientemente que algo de bom e verdadeiro saísse dos lábios dos "donos da verdade", mas, como sabemos pela história, eles não falaram de Deus o que era reto.

Eliú deixa claro no verso 3 deste capítulo: "quando falta argumentação sobra condenação."

Importante para reavaliarmos alguns conceitos.

Charly

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário