quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Respostas?

Respostas?

Texto: Jó 38-41

Começa aqui as considerações de Deus: Interessante notar que é Deus quem fala por último! A última voz que se faz ouvir na vida de Jó é a voz de Deus.

Conhecido como o livro das sete vozes: Diabo, mulher de Jó, Elifaz, Bildade, Zofar, Eliu, o próprio Jó tiveram suas considerações, mas agora Deus interpõe. A voz de Deus ecoa diretamente a Jó!

Quatro capítulos de respostas que simplesmente desestrutura argumentações humanas. Aqui dá início a uma provável resposta de oração, claro, é uma conjectura minha, mas sabe-se lá, que o que Jó mais pedia naquela época, período pré "tribulação", era ouvir literalmente a voz de Deus? Sabe-se lá se Jó durante suas orações passada clamava por mais intimidade e contato com Deus? Sabe-se lá se Jó considerava a história de Adão e de suas "intermináveis" experiências no "discipulado" no Éden? 

Você já parou para pensar como seria bom e interessante, recompensador e de grande valia "conhecer" a Deus desta forma? Claro que sim! Você já pensou nisso.

A priori Jó podia estar vivendo a resposta de sua mais sincera oração.

Vemos Jó questionar toda sua situação, desconsiderando a possibilidade de tudo aquilo (me refiro a seu sofrimento) ser apenas o "meio"  que o deixaria apto a uma compreensão maior das coisas, e, apto a comparecer diante de Deus.

Sim, apto para comparecer diante de Deus... calado, vazio de si mesmo, com nenhuma argumentação, sem arrogância ou prepotência.

No capítulo 40 no verso 4 a 5 Jó declara: "eu realmente não estou apto... não vou falar mais nada, não estou apto"!

Não é conhecimento ou religiosidade que nos tornaria dignos e aptos a relacionamento íntimo com Deus, sempre será a "graça", sempre a "misericórdia" divina que nos proporciona esse tipo de experiência, nunca nosso braço, nunca nossa força.

Se em um "sinergismo" duas forças cooperam "juntas" devemos reconsiderar o termo teológico e reajustar o conceito dizendo que em relacionamento com Deus (comunhão/ Salvação/ Justificação/ Regeneração/ Glorificação) a ação primária é sempre de Deus e a resposta secundária sempre  do homem (Santificação).

Enfim, a resposta de Deus a Jó pode ter começado justamente no diálogo, o assunto de toda "conversação" já não podem ser classificado como respostas diretas, pois não passa de perguntas, discipulado.

É provável que você nem considerou isso e está ainda esperando "satisfações" da parte de Deus.

Vai esperando...

Charly
continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário