quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Passado e presente

Passado e presente

Texto: Jó 29.2 e 30.1

O saudosista sempre é atropelado pela realidade. Por mais significante que nos seja as nossas recordações, elas não serão suficientes para imprimir respeito e consideração a outros.

Há aproximadamente uma semana estou preso a esse texto, nunca demorei tanto para extrair uma mensagem. Embora já houvesse definido o tema e ter lido bem as referências e seus contextos me demorei além da conta no assunto.

Percebemos Jó fazendo referência a seu passado em contraposição a seu presente, infelizmente para ele uma enorme frustração.

É claro que este tipo de comparação poderia resultar em contentamento e gozo, uma vez que se notasse desenvolvimento do passado ao presente; digo desenvolvimento, no sentido de crescimento, conquistas, benesses em geral. Mas, fugiria a realidade do contexto dessa referência.

O que achei fantástico foi a atualidade com que a mensagem me pegou. Sim, fui visitado pelo saudosismo nessa semana. Sabia todo esse tempo sobre o que escrever, mas precisava processar tudo o que me sobreveio por recordações.

Logo me peguei sendo questionado sobre o passado e o presente, situações concretas, já  definidas. Não foi mesmo a primeira vez que isso me ocorreu, mas foi a primeira vez que reagi diferente.

Bem, falando de Jó, percebemos o mesmo beirando a depressão, cheio de si e de mal com o dono da vida. Sim, Jó estava aborrecido com Deus! "Ah... fiz tantas coisas boas e agora me sobreveio apenas o mal..." (30.25-26). Geralmente aqui eu perdia a linha, o controle, me enchia de razões e chutava o balde! Você também, não é mesmo?

Fiz escolhas esta semana e entre meu passado e meu presente preferi fitar o meu futuro, evitando reviver as mesmas situações já provadas e apuradas por mim mesmo como perca de tempo, como infrutíferas, como interrupções do processo de aperfeiçoamento de Deus na minha vida.

Recordei, lembrei, me emocionei, senti lágrimas por vezes se formarem, e enfim sussurrei: "Obrigado Deus por ter me sustentado até aqui, obrigado por esta me ensinando a viver depois de aproximadamente a metade de uma vida, obrigado por toda sua paciência, e obrigado por me garantir um futuro ao seu lado."

Entre o passado e o presente caminho olhando para frente, o meu futuro, o que está certo que se manifestará e não falhará. Deus me garantiu isso e imprimiu no meu coração esta certeza.

A fé é muito mais que esperança, é certeza, é prova. Sei que você ainda não entendeu isso, por isso vou falar sobre isso em outro texto.

Engraçado notar que Jó já havia declarado sua convicção ao dizer de seu futuro: "por fim Deus se levantará sobre a terra"!  Como o sol se levanta sobre a terra Deus se levantará sobre nossas vidas! Um futuro glorioso nos espera: "Eu, eu sei que plano tenho para vós: de paz e não de males, vos darei um futuro desejável!" (Jeremias)

Mas as vezes falamos emocionados apenas, declaramos a confiança emocionados somente. Daí, vem o saudosismo e com ele as frustrações. 

Com Jó foi assim, comigo aconteceu várias vezes, até que chegou esta oportunidade, e posso te dizer que o saudosismo já não mais me incomoda!

Tenho alvos, metas e objetivos. Tenho um futuro e não me prendo mais ao passado e o presente é processado no eu fazer o meu melhor para que meu futuro seja glorioso!

É certo que será.


Charly
continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário