quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Quando não sabemos o que fazer ( 1ª Parte )

Quando não sabemos o que fazer ( 1ª Parte )

“... não sabemos o que fazer...”
Texto Base: II Cr 20.12

O Exercito de Judá, segundo o contexto histórico do qual o texto da continuação, acabara de vir de uma campanha militar em aliança com o Exercito de Israel. Aliança essa não aprovada por Deus pelo fato de que o reino de Israel naqueles dias estava totalmente desviado de Deus, vindo sendo conduzido por um rei e uma rainha apostata. Assim sendo o exercito de Judá estava de volta ao conforto de seu lar, sossegados, depois de uma campanha bélica exaustiva que quase custou a vida de seu rei Josafá. Mais conforme nos conta o inicio deste capitulo 20 de II Crônicas três exércitos se ajuntaram e buscaram afrontar, pelejar, conquistar o reino de Judá. Amonitas, Moabitas e Meunitas, foram os três exércitos que segundo conta o historiador Flavio Josefo, se reuniram estrategicamente sem da alarme algum, rápidos e eficientes, de uma noite para o dia, estavam numerosos acampados a pouco mais de 1 kilometro e meio de Jerusalém.

É interessante para nós refletirmos nessa historia muito divulgada em nossos púlpitos, porque na maioria das vezes ouvimos pregadores frisar o livramento de Deus, mais muitos se esquecem que o fato que levou o rei Josafá e seu reino serem pegos de surpresa foi o ato anterior de se associar com pessoas afastadas de Deus. Devemos ter em consideração que nossa constância, insistência, teimosia em se associar com pessoas afastadas de Cristo nos submeterá a discrepância, a ilusão de estar fazendo algo valoroso, e fatalmente, a falta de discernimento nos fará fácil vitima das adversidades futuras nos colocando como vitimas desprevenidas do preparo e prontidão para a defesa necessária.

Josafá foi pego de surpresa!  Imagina como três grandes e numerosos exércitos podem se ajuntar, caminhar léguas juntos e vir se acampar na porta da cozinha de Jerusalém e não ter dado nenhum alarme que despertasse de imediato aquele reino para que tomassem alguma medida? Nossa associação com pessoas afastadas de Deus tira-nos a visão...

O Rei Josafá não tinha muito o que fazer, agora conhecedor que seus inimigos estava a porta de sua casa, confessou a Deus com todo o povo que “não sabia o que fazer...”

Bem, será bom tirarmos como lição para nós neste dia que este tipo de situações é decorrente de nossas atitudes em se associar com as trevas. 

Tenhamos sabedoria em nossas associações, para que futuramente não venhamos ter nossas vistas escurecidas pela ignorância e sermos pegos desprevenidamente pelo nossos inimigos.

(continua)

Charly

Nenhum comentário:

Postar um comentário