sexta-feira, 14 de outubro de 2011

ICABOD

ICABOD... Que é isso? Acabou-se o temor de Deus?

Icabode foi o nome dados um dos filhos do filho do sacerdote Eli, que haveria de ministrar diante do grande EL SAHDAY por toda sua vida.

Quem não conhece a história da derrota do povo Judeu infligida pelos Filisteus, povo este inimigo de Israel de tempos remotos.

Quando olhamos o que nosso Deus deixou registrado, e traçamos um paralelo com a situação atual, nos perguntamos: Onde está oh Deus o Samuel que nos preparaste?

Naquele tempo, Deus chamou a Samuel para substituir a Eli, Eta Sacerdote néscio. Seu trabalho era tão simples. Consistia de levar à Deus a situação miserável do homem e rogar-Lhe que os perdoasse sacrificando pelo seus pecados. Sem autoridade, não conseguiu ensinar seus filhos a lhe obedecer, passando o sacerdócio para as mãos impuras de Hofini e Finéas. Quem eram eles? Vejam a resposta do escritor sagrado “Eram, porém, os filhos de Eli, filhos de Belial (homens vis e perversos), e não se importavam (conheciam) com o SENHOR” (I Sm. 2.12). Literalmente o texto diz que eles não conheciam o SENHOR. Isso não quer dizer que não foram ensinados a respeito de Deus e sua grande obra e maravilhas efetuadas no meio deles (Israel), no êxodo, mas que eram rebeldes, corruptos, desprezaram as ordenanças do Senhor Deus, e, conseqüentemente, estavam usando o ofício não para a glória de Deus e o bem do povo, mas para satisfazerem seus desejos pecaminosos. O mau procedimento deles era contínuo e notório aos olhos de todo Israel. Todos comentavam acerca dos terríveis pecados de Hofni e Finéias, de modo que o próprio pai deles ficou sabendo (v. 22-24).

A parte triste amados irmãos, não está nesta história. Pois a mesma foi registrada para nosso ensino. ROM 15.4. O que me preocupa e faz doer meu coração é que o povo é ensinado, mas não aprendem. Estão como a Israel advertida pelo Senhor em Isa 29.13.  Sem entendimento segue seus líderes que buscam apenas a glória terrestre. Como Jeremias chora a minha alma, em saber que para este povo (chamado igreja) não lhe restará outro chance como haverá para o Israel de Deus. Há em nosso meio, pregações absurdas que dizem que pode a igreja se salvar dando sua vida quando a tribulação vier. Pregamos tanto contras as seitas que invalidam a obra vicária do Senhor Jesus, e abrimos nossas portas e oferecemos nossos púlpitos a estes que ocultamente introduzem heresias em nosso meio. O engraçado é que tem crente que se apóia nisso e não procura viver em santidade com o nosso Deus. Escutem, Dêem ouvidos a voz de Deus. O fato em epígrafe aconteceu em Silo, repetiu-se em Israel e com certeza haverá de terceira e última vez se repetir, mas desta vez, o que acontecerá será o arrebatamento da Igreja santa, lavada e remida no sangue de Jesus, adquirida por altíssimo preço. Os príncipes que haveriam de cuidar do povo, estão como Eli, Jaazanias e Pelatias, acobertam o erro dos familiares e fazem errar o povo de Deus, mas como disse Pedro em sua epístola, sua perdição não dormita (II Ped 2 - 1 a 3).

É hora de acordarmos do sono da negligência, e da tolerância para com estes falsos líderes.

(Por Jesus vamos pelejar, prosseguindo nosso andar e com Ele então nos céus, nos iremos a paz gozar...hino 108 harpa cristã).

Por José Tomaz da Fonseca

Um comentário: