segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Exagero ou uma lição?

Exagero ou uma lição?

“...De manhã ao voltar para a cidade teve fome. Avistando uma figueira à beira do caminho, dirigiu-se a ela, mas não achou nela frutos, senão folhas. E disse-lhe: Nunca mais nasça fruto de ti. E a figueira imediatamente se secou.”
MT 21.18-19

A figueira não tinha frutos é fato, mais tinha folhas o que também é fato.

Em Israel cidade do oriente médio, situada geograficamente em uma localidade com clima seco e árido, muito quente por sinal, onde toda arvore é bem vinda, e na maioria das vezes não pelo que ela possa produzir como frutos mais sim pela sombra que ela proporciona.

Sombra amados!

Vamos que vamos... o profeta Habacuque, em um salmo escreveu; “ainda que a figueira não floreça...” Sim, um salmo em outro livro que não seja o livro de Salmos. Habacuque dizia... “ainda que a figueira não floreça... eu me alegrarei no Senhor.” Este profeta faz referencia a ma figueira não evidenciando seus frutos mais sim suas folhas... porque?

Em Israel em fases do ano já as oito horas da manha o termômetro chega a acusar 38 graus de calor, e a tarde o termômetro atinge facilmente 50 graus, e uma arvore com folhas é bem quista e mais que suficiente para aplacar o calor emanado pelo sol, filtrando, reduzindo-o quase pela metade.

Então é normal, Israelitas como Habacuque gostar de figueiras por causa da sombra que elas oferecem e não se importar se dão ou não frutos.

Na exegese Bíblica toda vez que vemos “figueira” aparecer temos a figura que representa “descanço”. Figueira = descanso. Por muito tempo pensei no exagero de Jesus em amaldiçoar a pobre figueira cheia de folhas mais que não tinha frutos conforme o texto de Mateus em epígrafe acima, tadinha eu pensei, que mau humor de Cristo...

Mas ao perceber que a “figueira” é tida pelos Israelitas apenas como subterfúgio para descanso, entendi em fim a atitude de Cristo. Portanto, vemos Jesus se aproximando de uma figueira cheia de folhas e amaldiçoa a mesma por não ter encontrado ali frutos. Acredite não importa para Cristo quão pomposa e formosa a árvore é, Ele busca saber se você produz ou não produz. Jesus esta em busca de resultados, frutos... Depois secamos e não sabemos porque... Jesus “destruindo, ou secando” aquele ponto de subterfúgio de seus compatriotas estava enviando uma mensagem para nós dizendo; “aqui não é lugar para você descansar... não tolero folgados... hipocrisia não.. só palavras não... Eu quero frutos!”

 Charly

Nenhum comentário:

Postar um comentário