terça-feira, 11 de outubro de 2011

Perda de Valores

Perda de Valores

“... tendo dez Dracmas, se perder uma...”
Texto base Lucas 15.8

As três parábolas descritas neste capitulo lidam com o amor de Deus para com o arrependido inveterado pecador. Todas as três falam de “perdas”, a respeito das quais alguma atitude deve ser tomada para evitar, sendo exposto então o empenho, a diligencia e a boa vontade para tal.

 “Dracma” era a moeda da época equivalente ao valor de um dia de serviço, era na verdade o valor exato de uma “Ovelha”. Na parábola sobre a qual refletimos, a “Mulher” perde sua “Dracma”, seu dinheiro, seu bem, seu valor... veja que a “Mulher” perde uma das dez “Dracmas” que possuía. É interessante refletir sobre isso, poderíamos aqui citar 10 características da Igreja de Deus e tentarmos descobrir qual delas esta “Mulher”, a Noiva de Cristo tem perdido nos dias de hoje.

Com base neste versículo quero chamar a atenção dentro da exegese bíblica permitida, para a necessidade de não aceitarmos “perdas” dos valores fundamentais da Igreja de Deus em nossos dias, mas como a “mulher” desta parábola, possamos diligentemente procurar e encontrar nosso estimado valor que nos caracteriza e nos denomina.

O empenho em buscar aquilo que “se perdeu” demonstra o compromisso que todos nós devemos ter em nossa caminhada Cristã evitando deixar para traz ao longo do caminho, “valores” que são de suma importância para caracterização de nossa imagem como indivíduos, pessoas, como organização ou Igreja.

É preocupante notarmos que quando a Igreja de Deus “perde valores” que a caracterizam acarreta  conseqüentemente  “perda” de vidas, “ovelhas” se você preferir. Sim, porque estes “valores” nos definem e não os tendo conosco “escandalizamos” fazendo com que “vidas” se afastem do Reino de Deus e se percam.

Não é coincidentemente que nesta época esta “Dracma” estava avaliada ao preço exato de uma “ovelha”, mais é justamente para nos mostrar que a perca de qualquer um destes “valores” pela Igreja, a “Mulher”, acarretará em percas de “vidas.”   

Santa, zelosa, de boas obras, salva, sabia, justa, adoradora, poderosa, comprometida com a verdade(Palavra) e cheia do Espírito Santo... Qual “Dracma” a Igreja tem perdido hoje? Qual “Dracma” nós como Igrejas, como membros desta, temos perdido no decorrer desses anos?

Denominações com programas radiofônicos de emissoras piratas, ilegais, envolvidas no comercio de pessoas, buscando lucratividade em fraudes políticas... Denominações sem obras sociais, divorciadas da caridade, que julgam com duas medidas, perdem suas “Dracmas” copiosamente e não tem buscado encontrá-las, resgatá-las... Se isso não estão fazendo acha mesmo que iriam buscar aqueles que se afastam do Pai? Aqueles que se desviam ou se perdem no caminho? Desperta Igreja de Deus!

Precisamos buscar os valores que se perderam tal como aquela “Mulher” o fez.

Charly

Nenhum comentário:

Postar um comentário