terça-feira, 25 de outubro de 2011

Estamos em Observação

Estamos em Observação

Texto Base: MC 12.40-44

Certa viúva foi o alvo da observação de Cristo. Diante do templo um tipo de caixa perfurada na sua parte superior destinada ao deposito de moedas ofertadas pela população era quase que comum em Israel desde os dias de Josias rei de Judá, o qual com uma perfeita intenção buscou meios de agregar valores para reparar a casa de Deus em Jerusalém, e um dos meios mais comuns e ainda usado nos dias atuais foi o da oferta liberal feita através do deposito nestes tipos de recipientes, os quais geralmente ficavam na porta do tempo e atualmente nos altares das igrejas denominadas cristãs.

Cristo observou quando muitos ricos ali depositavam aquilo que lhes sobejavam.

Cristo observou também quando uma mulher, por sinal só, depositou ali tudo o que possuía.

Podemos notar algo extremamente importante aqui: Um Deus que observa nossas atitudes.

Geralmente damos a Deus o troco. O que nos sobeja, nos sobra.l

Nesta passagem temos uma lição que esta acima das regras, modelos e manuais de contribuições e ofertas. Apesar dessa passagem ser muito lembrada em momentos apelativos a ofertas e contribuições, temos aqui uma mensagem especial de Deus para a humanidade, que expõe o verdadeiro comprometimento daqueles que dizem ser seguidores de Cristo.

Quando damos aquilo que nos sobeja estamos a ofertar.

Podemos até dizer que  o ato de ofertar consiste em entregar a Deus ou a alguém aquilo que: 1º queremos dar, 2º podemos dar, e 3º não nos fará falta... Aquilo que sobrou. Desta forma faziam alguns ali em frente a Jesus e Jesus os observava atentamente.

Ao passo que o ato daquela mulher, viúva, de depositar ali naquele recipiente as duas únicas moedas que tinha, implica em algo muito maior que contribuição ou oferta... implica em entrega sem reservas. Deu tudo o que tinha.

Quero evitar falar de termos relacionados a valores, de termos financeiros aqui.

Abra seus ouvidos para o que Jesus nos fala através dessa simples observação:

Deus observa-nos. Esta observando e vê quando eu e você nos aproximamos e ofertamos a Ele o tempo que nos sobra, o amor que nos restou, o carinho que sobrou por alguém ter rejeitado de nós.

Quero te dizer com tristeza no coração que para minha vergonha e sua Deus nos observa quando chegamos diante de seu altar lhe apresentando nossas sobras!

Mas aquela mulher ali... aquela viúva, pobre viúva... tudo o que ela tinha depositou ali. Entregou tudo o que tinha.

Entregar a Deus tudo o que temos implica não em contribuir ou ofertar mais sim em se comprometer-se com ELE. Implica em comprometimento o ato de entregar tudo o que possuímos a Deus. Entregar-se é comprometer-se que por sua vez consistem em CAPITULAR-SE que é o mesmo que “ajustar-se a certas condições”.

O que você vai fazer hoje? Vai mesmo levar sua mão ao bolso de sua calça ou de sua bolsa e procurar umas moedas ou até mesmo uma bonita nota daquelas grandes para ofertar assim quando estiver no próximo culto? O que você vai fazer ao se confrontar novamente com o altar nesse próximo culto? Acha mesmo que o Deus que esta te observando esta torcendo para que você traga dessa vez uma quantia maior e mais significativa?

Te digo que Ele observa e torce para que desta vez você compreenda que Ele não quer sua oferta, não precisa de sua oferta, não quer suas sobras, Ele quer sua entrega total a Ele, deseja o seu comprometimento, que você se ajuste de uma vez por todas as condições por Ele propostas.

Todo dia Ele esta ali observando. Viu uma mulher, uma viúva, e achou graça naquela atitude, e com certeza se levantou e sorriu e disse... é isso que quero!... é isso que espero de vocês!

Quem tem ouvidos para ouvir ouça!

Charly

Nenhum comentário:

Postar um comentário