sexta-feira, 19 de agosto de 2011

O Direito que gera Obrigações

“Portanto disse o outro parente; não posso compra-la, compre você. E tirando a botina passou-a para Boaz.” (Rute 4.8)

Muito interessante refletir sobre isso.

Na maioria das vezes nos sentimos felizardos e justiçados por podermos exercer nossos DIREITOS principalmente quando se referem a aquisição de bens materiais quaisquer.

Essa Lei em Israel que é não só divulgada e tratada, mais apresentada em suas particularidades dentro deste Livro de Rute garantia a permanência da herança entre a família, não dando facilidade ao herdeiro em primeiro grau de desfazer da herança proveniente de seus pais, isto é, essa Lei impedia que a herança saísse de entre a parentela, tendo como beneficiários os parentes mais próximos caso houvesse a intenção de vender ou negociar propriedades da família.

Mais não para por ai, alem do DIREITO de remir a propriedade e suas benfeitorias o parente mais próximo deveria também assumir OBRIGAÇÕES pendentes.

Geralmente hoje aclamamos o DIREITO de nossas heranças e as OBRIGAÇÕES que morram com aqueles que morreram. Mais com Deus o DIREITO sempre gera OBRIGAÇÕES. Ah isso dá muito pano pra manga não acha?

Vamos aos fatos:

Noemi e seu marido venderam suas terras e com seus filhos foram para um país vizinho, lá seu marido faleceu e seus filhos casaram, logo, por ironia do destino seus filhos morrem também e sem deixar filhos para sua posteridade. Noemi agora era uma viúva sem perspectiva alguma, sem netos, possivelmente se empobrece, não tendo ao seu lado homens que sustentasse o lar, sim... sem marido, sem filhos, sem netos. Noemi só tinha agora suas noras, e naquele tempo acredite, mulheres não tinham como cuidar de um lar sozinhas. Noemi volta para seu país e despede suas noras, porém, uma delas se recusa a deixá-la e faz a confissão mais surpreendente de todas as escrituras. Não sabemos ao certo quanto tempo elas ficaram vivendo de esmolas em Israel, mais sabemos que segundo a Lei dos Hebreus de 7 a 7 anos toda terra vendida podia ser resgatada por direito, lógico, através de seu pagamento. O Fato é que Noemi e Rute que vale lembrar, estavam vivendo de “esmolas”, não tinham como resgatar a herança da família. Então pela lei de Israel o parente mais próximo por ordem de proximidade poderia comprar para si toda terra e benfeitorias autrora pertencente a sua parentela, e nesse caso por Noemi não ter condições dois parentes estavam na condição de adquirir a herança, um cujo nome não é citado e o outro era o chamado Boaz.

Há pontos a destacar nessa questão. O DIREITO da herança não significava que seria exercido de graça. Tudo tem mesmo um preço, até heranças propostas... Noemi e sua parentela tinham o DIREITO de resgatar para si a herança desde que primeiro pagassem, e depois... ah sim depois esse DIREITO gerava ainda mais OBRIGAÇÕES. Era Lei em Israel também que aquele que assumisse ou remisse por DIREITO a herança de um parente assumiria com ela as OBRIGAÇÕES comuns do tipo, sustento das famílias dos servos que eram parte do pacote da herança, assim como a mulher do ultimo herdeiro. Isso fazia de Rute a nora de Noemi uma OBRIGAÇÃO contida no pacote do DIREITO também.

O parente por ordem com maior DIREITO nessa causa se recusou a redimir quando percebe que não herdaria só as propriedades mais também uma mulher da qual conseqüentemente geraria filhos o que faria com que sua herança já adquirida fosse dividida entre mais partes.

Geralmente quando se trata de exercer nossos DIREITOS para aquisição de bens materiais logo somos impulsionados a fazê-lo, porém, se envolve pessoas, gente, um ser humano no meio deste processo, pensamos duas vezes antes de requerer para nós esse DIREITO. Não queremos mais OBRIGAÇÃO do que temos.

Nisto temos diante de nós a questão de que ao requerermos e exercermos nosso DIREITO muitos de nós fugimos das OBRIGAÇÕES por ele geradas. E amigo... é  lei universal isso, DIREITO SEMPRE GERA OBRIGAÇÕES, nós homens é que somos de coração duro para entendermos. Veja bem, em Cristo, Deus nos dá o DIREITO de sermos chamados seus filhos, mais auto lá... temos nossas OBRIGAÇÕES para exercermos e vivermos de maneira plena gozando da herança dos filhos de Deus.

Mais DIREITO é bem vindo OBRIGAÇÕES não...

Melhor não falar muito sobre isso, cansa a beleza... rsrs Imagina começar a falar aqui de como exercendo esse DIREITO de ser HERDEIRO de Deus devíamos também por OBRIGAÇÃO cuidar de pessoas, isso... de outras pessoas que já vem de outras historias atrás...? Melhor não falar mesmo não é?

Mais se você tendo o DIREITO de ser chamado filho de Deus se recusa a assumir suas OBRIGAÇÕES, como aquele parente que recusou assumir o DIREITO, tira a “botina” e passa para o próximo que talvez seja como Boaz e esteja mais interessado do que você.

Eta botina!

Charly

Nenhum comentário:

Postar um comentário