quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Alguém te jogou no chão?

“... uma mulher o tomou, e fugiu, e sucedeu que, apressando-se ela a fugir, ele caiu e ficou coxo...”
II Samuel 4.4

Jonatas tinha um filho, da idade de 5 anos...

Ouviu-se a noticia que o rei Saul e o príncipe Jonatas morreram, logo, imaginando uma possível invasão do reino a criada que tomava conta das crianças fugiu e com o filho de Jonatas nos braços, tropeçou deixando a criança cair no chão, pelo que esta ficou aleijada.

Eis ai o que mais nos acontece não é?

Mal temos a idade de andar sozinhos com nossas próprias pernas neste tumulto e correria do dia a dia, causado pelas situações adversas que passamos que na ânsia de fugir dos problemas muitas pessoas acabam em meio a toda confusão nos machucando, jogando-nos no chão.

As vezes não passa de um acidente, as vezes é até proposital, o fato é que nos esborrachamos no chão, ficamos com seqüelas, aleijados até, mais ainda vivemos.

Nada tira nossa lembrança da cena onde nos vemos caindo indefesos como aquela criança de nome MEFIBOSETE... nomezinho feio viu... mas mais feio foi o tombo que marcou toda sua vida.

Mefibosete agora alem de aleijado sai das dependências do palácio ou melhor de uma vida palaciana por ser filho de um príncipe e vai morar de favor com um antigo criado de seu pai numa vila pobre e sem esperança. Podemos imaginar o desgosto e a autopiedade que se instalaram na vida dessa criança. Ele tinha apenas 5 anos de idade quando isso aconteceu e teria que dar continuidade sua vida daí em diante sempre com a lembrança que “alguém havia lhe jogado no chão”.

Traz traumas isso... tombos deixam cicatrizem também... as vezes nos tornamos pessoas depressivas e amargas por essas experiências vivenciadas. Criamos um mecanismo de auto defesa e por não sabermos mais andar chegamos a criticar a quem esta andando do nosso lado. Vivemos como “pobres coitados” e nos recolhemos ao mundo particular só nosso no qual conseguimos através de sonhos andar novamente. Ah isso aconteceu com Mefibosete, isso aconteceu com quase todos nós em um instante qualquer de nossa vida. Por uma amarga experiência resolvemos ser amargos também conosco mesmo e com o nosso próximo.

A questão é que devemos tomar cuidado com o rancor e magoa que nos fazem isolar-nos num mundo só nosso e nos habilita a julgar as pessoas de uma forma errônea. O fato de alguém ter nos jogado no chão não justifica nos tornarmos amargos pois mesmo aleijados Jesus pode nos restaurar.

Quando deixarmos a autopiedade de lado, a amargura e rancor gerados pelas experiências passadas e resolvermos viver a vida sob uma perspectiva melhor, acreditando no amor de Deus e sua misericórdia que é disponível não só a nós mais a todos em comum, logo seremos chamados para deixar essa vida de tristeza, esse mundozinho particular de miséria e lamurias e nos assentaremos com o Rei no palácio e comeremos com Ele sobre sua mesa.

Já esta pronto para isso? Deixa a magoa e o rancor de lado...

O Rei esta te chamando.

Charly

Um comentário:

  1. me jogaram no chão e pisaram em cima. mas pela graça de Deus, estou de pé.
    um tanto quanto ainda decepcionada, mas acreditando sim que Deus restaura, e que enquanto eu estiver na presença dele , posso cair e cair mas ele vai me levantar.
    nada de magoas, nada de rancor.
    linda palavra Charly, linda mesmo.

    ResponderExcluir