sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Acabou a mamata!

JOSUÉ 5.12   “... Cessou o maná”

Impressionante como são as coisas...

Tenho algo legal para compartilhar com você. O versículo acima traz-nos uma realidade as vezes desconhecida ou apenas não muito apregoada. Sabemos que Deus na sua bondade faz-nos variadas promessas e melhor ainda, cumpre-as no seu tempo determinado. Mas durante o processo, durante a caminhada que nos leva a “terra prometida” até que cheguemos lá, até que essas promessas se cumpram, Deus na sua misericórdia nos sustenta com “pão do céu”. Recebemos do céu fé sob fé, esperança sob esperança e sobretudo alegria e paz para aguardarmos firmemente com melhores perspectivas aquilo que nos prometeu.

Que coisa né? Estou lembrando aqui... O povo de Israel comeu pão do céu durante mais ou menos 40 anos.... que amor... que carinho... que cuidado de Deus!

Mais chega o momento em que nos encontramos a um passo da promessa, a um passo da terra prometida, e, apenas um rio, o Jordão naquele caso, um obstáculo qualquer no nosso caso, é a única coisa que nos separa da BENÇÃO.  Mais seja o obstáculo que for, Deus nos faz superar, o rio abre e passamos por ele.

Com os pés na “terra prometida”, com as mãos na “benção”, sim... com a “vitória” nas mãos acontece algo que alguns não estão esperando.... o “suprimento” é cortado! JS 5.14 “cessou o maná”. O que significa isso para nós?

Poderia falar uma serie de cousas significativas, mais vou me ater a apenas 3 que chamam minha atenção e é intrigante, a saber:

1.       Significa que acabou a mamata!
2.       Significa que Deus fez sua parte! Faça agora a sua!
3.       Significa que é hora de cuidar, zelar, do que recebeu!

A “promessa” era a terra. A terra estava agora debaixo dos pés dos filhos de Israel. A terra trazia em si provisões para no mínimo um ano...

Quando alcançamos as promessas de Deus para nós o “pão do céu” cessa, e ficamos por nossa conta no sentido de angariar meios para nosso próprio sustento na terra que Deus nos deu. Isto fala da nossa renuncia ao comodismo e nossa coragem para lutar por novas conquistas ou no mínimo para mantê-las. A satisfação, a alegria, a experiência adquirida no deserto de nossa vida, os milagres do deserto, agora servirão de impulso para que possamos nos manter firmes.

O “maná cessou!”. Nós recebemos a benção de Deus... agora não há “auxilio dos universitários”, ou  qualquer outra ajuda, lutemos para que vivamos!   

É interessante isso. Sabia que a “terra prometida” em toda sua extensão ainda não foi alcançada pelos Israelitas? Acostumaram com o pão do céu mais quando foi cortado tiveram que lutar, combater e expulsar os inimigos da sua benção... mais conta a historia desse povo, que alguns dos povos que estavam ali não foram derrotados... permaneceram ali, a benção não foi completa. As vezes a benção de Deus em nossa vida não se completa pelo comodismo nosso de não lutar e combater, de não cultivar e cuidar, de não se esforçar... tantas e tantas vezes Ele falara... “esforça-te e tem bom animo!” devíamos nos ater a isso.

Um imóvel e a independência financeira é uma benção mais pode ser que ainda não foi manifestada em sua totalidade em nossas vidas, e o que faremos? Porque acabou a “mamata” vamos ficar por isso mesmo? Já esta bom a casa, o emprego, a faculdade? Ou vamos plantar e cultivar, lutar e combater, esforçarmos para que esta independência alcance sua plenitude?

Israel perdeu gradativamente seus termos... foi vendo reduzida sua herança... sua benção foi sendo tomada. A plenitude dessa benção na vida daquele povo agora só será alcançada durante o Reino Milenal de Cristo. Tiveram a oportunidade... agora já foi.

Temos a oportunidade hoje. O pão pode ter acabado e não vir mais de mão beijada, mais temos um Deus que honra nossa coragem, e que faz muralhas caírem ao chão, que paralisa o tempo se necessário, que vence exércitos com poucos, que faz descer fogo do céu, que derruba gigantes, basta deixarmos de comodismo com o que Ele nos deu e corrermos atrás.

Charly

Nenhum comentário:

Postar um comentário