sexta-feira, 20 de maio de 2016

Convicção e discernimento

Convicção e discernimento
Texto: 1 Rs 13.7-24

Era de se supor que um homem de Deus convicto de sua missão, conhecesse bem a voz de Deus para discerni-la. Mas esse texto bíblico em evidência, revela a verdade de que o discernimento na maioria das vezes não segue à convicção. Podemos ser convictos e até zelosos ao extremo, mas, sem discernimento tudo se perde (o livro de provérbios também aborda essa questão).

Esse jovem profeta estava convicto de sua missão; levar a mensagem, não voltar atrás e não se contaminar. Não sei por que cargas d'águas ele volta atrás!??? Talvez a resposta esta na sua inexperiência, sua pouca idade, ou até em seus fortes impulsos. De uma coisa podemos ter certeza: convicção não garante o discernimento. Parecem estar intrinsecamente ligados, mas não estão.

A falta de discernimento faz a pessoa com convicção fazer loucuras. Por isso vemos muita gente fazendo em nome de Deus, "coisas que Deus nem imagina".

A convicção deve estar ligada a Deus, a sua palavra, nunca a mensagens ou interpretações delas. Ligadas a certeza que Deus não muda, nem há alterações nEle.

Antes, bem antes de sermos convictos na mensagem devemos ser convictos no Espírito da mensagem, discernirmos se se trata mesmo do Espírito de Deus. Porque é o Espírito de Deus que autêntica ou não a mensagem.

Tenha discernimento disso e viva, ou não tenha e mate, ou seja morto.

Charly

Nenhum comentário:

Postar um comentário