sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Oportunista ou Enganador?

Oportunista ou Enganador?

(Baseado nos textos de Geneses Capitulos 25, 27, 31 e 32)

A historia que se faz em torno do nome de JACOB é por demais conhecida pelos cristãos. Vemos na historia desse patriarca a verdade de adquirimos ao longo do tempo uma especie de pseudo-nome decorrente das atitudes que tomamos ao longo de nossas vidas.  “Jacó”, apesar de seu nome não trazer em sí o singuinificado de “enganador, suplantador” assim ficou conhecido até a luta no “vau de jaboque”, apesar de que na ocasião de seu nascimento ter recebido o nome decorrente ao fato de constar suas mãos “agarradas no calcanhar de seu irmão”, pelo que daí se originou o nome “Jacó”, “aquele que agarra”.

Sim, Jacó era “aquele que agarra” por nome e não “enganador”, mais vemos que a propria Biblia faz menção do seu nome associado a esta caracteristica pouco lovavel.

A verdade é que fica impregnado em nós e em nossos nomes aquilo que fazemos em nossas vidas.

Mais voltemos a historia desse patriarca e veremos que de fato ele não era de deixar “oportunidades” escaparem pelo que as “agarrava” tão logo podia. Primeiramente, o vemos tendo oportunidade de adquirir não por roubo mais por preço estipulado o direito de primogenitura de seu irmão, logo em seguida o vemos com auxilio e diretriz de sua mãe recebendo a benção da primogenitura de seu Pai em lugar de seu irmão. Anos mais tarde vemos ele não deixando passar a oportunidade de se tornar prospero no trabalho que seu sogro labão. Sempre “agarrando oportunidades”.

É interessante notarmos que “oportunistas” muita das vezes são tidos por enganadores. Não que Jacó não tenha feito por onde tambem ter sido chamado de tal, mais na maioria das vezes “oportunistas” não são bem quistos.

A questão é que esse homem até seu encontro pessoal com Deus carregou impregnado em sua “identidade” o peso de atitudes erradas que havia cometido anteriormente. Não é assim conosco? Sei que mãe que se preze não te chamará de José Enganador da Silva ou de Maria Sem Vergonha, mais atitudes marcam nossa historia.

Mais temos boas noticias, a de que primeiro Deus te conhece pelo seu nome, e o nome pelo qual te conhece esta isento de toda má caracteristica que possa acumular, e segundo, que Deus para que você não tenha duvidas de que seu passado no “engano, desilusão, trevas e desapontamentos” não lhe é pesado, te dará um NOVO NOME!

Basta termos tambem nosso encontro pessoal com Ele.

Vamos?

Charly

Nenhum comentário:

Postar um comentário