quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Betesda – A Casa de Favor

Betesda – A Casa de Favor

“... Ora, existe em Jerusalém... um tanque, chamado em hebraico Betesda, o qual tem cinco entradas.”
João Capitulo 5 verso 2

Temos grandes revelações de Deus em sua palavra, algumas delas escondidas até que o Espírito nos revele.

Eis ai uma alusão ao tanque de Betesda, o qual ficava logo após a porta das ovelhas, dando acesso ao fundo do templo. Esse tanque, cujo nome em hebraico traz o significado de “Casa de Graça” ou “Casa de Favor” era muito conhecido desde antes do nascimento de Cristo, e em sua volta e proximidade conta-nos a Bíblia que uma multidão de doentes, enfermos, se alojava aguardando com expectativa um Favor de Deus.

Conhecemos bem a Historia. Mas estou a chamar nossa atenção para uma maravilhosa revelação... “As Cinco Entradas da Casa de Favor de Deus”.

Ao relatar o tanque de Betesda, o evangelista João, faz menção de cinco vias de acesso, anexos, pavimentos ou “entradas” que davam a este lugar. É necessário que estejamos atentos para saber das cinco entradas que dão para Casa do Favor de Deus.

Conjecturando podemos dar nome a estas cinco entradas, começando pela primeira a qual vamos chamar de PACIENCIA.

Uma das entradas para a Casa do Favor de Deus se chama PACIENCIA. Vivemos dias nos quais a correria, o agito da modernização, a agilidade nos processos nos fazem ser impacientes, deixa-nos sem paciência a ponto de vivermos ansiosos, nervosos, tensos, pressionados, estressados com a demora das resoluções. E acabamos por trazer esse modo “apressado de ser” para nossa religiosidade, achando que o tempo de Deus é o nosso tempo. Mais a Bíblia nos afirma que a PACIENCIA é por demais necessária àquele que quer alcançar o FAVOR de DEUS. Temos que saber que seja luta, prova, cativeiro, Deus estabelece Dia, hora, momento de começar mais também estabelece o tempo para terminar, pelo que sejamos pacientes e tenhamos acesso ao Favor de Deus. Aqueles homens ali ao redor daquele tanque esperavam o milagre pacientemente (João 5.3).

Podemos chamar a segunda entrada para Casa do Favor de Deus de ESPERANÇA. Aqueles enfermos, doentes, aquela multidão que estava ali ao redor daquele tanque estavam esperando pacientemente algo acontecer. Diz a Bíblia que não casualmente mais de uma forma ordinária uma vez por ano um Anjo vinha e movimentava as águas daquele tanque, e nesse momento o milagre acontecia. Aqueles homens ali tinha viva a ESPERANÇA de que a qualquer instante o milagre aconteceria. Hoje vemos a dificuldade de mantermos a esperança nas promessas de Deus, visto a falta de perspectivas, quando vemos tudo desfavorável a nossa realização. Mais o inimigo de nossas almas procura mesmo minar em nós a ESPERANÇA e fazer de nós pessoas tristes, desanimadas, sem perspectivas, porque para derrubar um homem derruba-o primeiro por dentro. Mais o Apostolo nos orienta para que “mantenhamos firme a Esperança”. ESPERANÇA, não deixe morrer em você a ESPERANÇA da Gloria vindoura.

A  terceira entrada para a Casa do Favor de Deus se chama DISPONIBILIDADE. Aqueles homens estavam perseverantes ali aguardando o que haveria de acontecer a qualquer momento. Estavam disponíveis para aguardar a manifestação do milagre. Imaginamos como eles estavam atentos ao movimentar das águas... a qualquer instante a água poderia ser movimentada e eles tinham que estar totalmente disponíveis, atentos, para não perder esta oportunidade. Existe crentes que querem o Favor de Deus, mais não querem se disponibilizar para Deus. Existe crentes que querem alcançar a Graça de Deus mais não disponibilizam-se para a manifestação de Deus em suas vidas. Precisamos ter DISPONIBILIDADE para Deus afim de que sua Graça seja manifesta em nossas vidas.

A quarta entrada para a Casa do Favor de Deus chama-se ATITUDE. Veja aqueles homens ali todos PACIENTES – ESPERANÇOSOS – DISPONIVEIS, aguardando a oportunidade. Conta-nos a Bíblia que quando o ordinário acontecesse o enfermo, doente, devia ter uma ATITUDE e se jogar nas águas do tanque, e o primeiro que assim fizesse seria curado. Amados quantos de nós temos deixado de tomar ATITUDES e com isso de alcançar a Benção de Deus para nossas vidas? Queridos vamos que vamos pois o tempo não nos espera, se quisermos alcançar o favor de Deus precisamos ter ATITUDE. Você precisar querer e fazer... A Pedro Jesus perguntou; “tu me amas?” e sabemos que Pedro respondeu “sim eu o amo Senhor”, mais sabemos que por três vezes Jesus fez a ele estas perguntas e nas três vezes argumentou dizendo... “apascenta então o meu rebanho...” Jesus estava dizendo a Pedro, “se me amas Pedro faça então alguma coisa”, devemos perceber que no reino de Deus palavras apenas não valem. Tenhamos ATITUDE e recebamos o favor de Deus.

A quinta entrada para a Casa do Favor de Deus se chama Fé. A Fé deixa o ordinário, para viver o extraordinário...  A Fé é esta entrada que nos leva a Graça, ao Favor de Deus... A Fé é aquela que não necessita que ninguem te carregue nos braços e te leve ao tanque, mais que te diz "Levanta Toma seu Leito e Anda"... A Fé é a Entrada que nos leva a Sala do Trono...

Hoje temos as Cinco entradas para alcançarmos o Favor de Deus, escolha uma e entre na Casa da Graça.

1- PACIENCIA
2- ESPERANÇA
3- DISPONIBILIDADE
4- ATITUDE  e
5- FÉ

Charly



Nenhum comentário:

Postar um comentário