segunda-feira, 26 de setembro de 2011

O que é constrangedor...

O que é constrangedor...

“... e o constrangeram a levar a cruz de Jesus...”
Texto base Mateus 27.32

Quero expor o que é constrangedor ao homem nos dias de hoje, mas antes de dizer o que é constrangedor me deixe apontar o que deveria ser mais não é:

Uma vida dissoluta em:

A – Promiscuidade
A falta de compromisso com a moral sexual não constrange mais, revistas, jornais, programações televisivas pornograficas, piadas, tudo expõem-nos que já não é mais fator constrangedor, ser e viver em promiscuidade.

B – Bebidices e Vícios
A falta de referencial e respeito próprio não é mais constrangedor. Tornou-se um modismo quase inevitável sendo amplamente divulgado na mídia, porem alguns em mais escala do que outros. Mas a verdade é que, é quase normal e alguns já o tem como normal, a associação das pessoas a esses descaminhos.

C – Engano
A Falta de compromisso com a verdade também não é mais constrangedor. A mentira desde que bem alicerçada é valida como prova cabal para defesa em qualquer processo. Em um processo jurídico a mentira tem o mesmo valor da verdade desde que bem fundamentada. A política é a plataforma mais comum sob a qual o engano prolifera, onde se menti por interesses próprios, ossos do oficio... isso! Não constrange mais.

Mais devo falar do que é constrangedor...

Engraçado que muita coisa mudou desde os dias de Jesus, mais isso ainda não mudou... vou te falar o que é... Desde os dias de Cristo até o dia de hoje para um homem continua sendo constrangedor carregar uma cruz, ainda mais não sendo a sua.

Simão, da cidade de Cirene, possui uma bela historia que muitos ignoram mais não é mais importante do que o fato dele ter sido constrangido/forçado a carregar a cruz de outra pessoa.

Provável é que Simão questionou, relutou de alguma forma em não obedecer aos soldados que acompanhavam a via-crúcis, mais sabemos que se isso aconteceu foi em vão, pois, de uma forma ou de outra teve que carrega a cruz que não era sua.

Mais que 2000 anos se passaram e ainda  achamos um despautério isso de carregar a cruz dos outros... e as vezes éconstrangedor carregarmos a nossa própria cruz... Verdade é que ainda é constrangedor  carregar a cruz de Cristo, sim, é isso que é constrangedor... Não é vergonhoso, humilhante, constrangedor matar, roubar, prostituir e viver descaminhos, mais carregar a Cruz de Cristo para muitos continua sendo um constrangimento. Podemos omitir dizendo que não não é constrangimento para nós, que isso fazemos felizes até... mais não amamos ao próximo como a nós mesmos, não buscamos o reino de Deus em primeiro lugar, não vivemos negando a nós mesmo, não temos escolhido carregar cruz alguma.

Ainda tem sido constrangedor para muitos porque é renuncia, abnegação, resignação carregar a cruz de Cristo, também é constrangedor falar a verdade hoje para amigos, pois temos que ter jeitinhos com eles... também é constrangedor viver em santidade pois viramos alguém “quadrado” sem lugar no meio dos “grupinhos” e “panelinhas”... também é constrangedor ser bondoso porque acabamos nos tornando bobos, manés,  otários...

Ei... preciso te dizer que talvez hoje ninguém force você a carregar essa cruz como fizeram com Simão Cirineu, mas precisa saber que é necessário para servir a Cristo carregarmos essa cruz mostrando esta disposto a viver uma vida de renuncia. Cuidado ao não entender essa realidade, pode também acontecer que circunstancias em sua vida venha forçá-lo a perceber a necessidade de carregar a cruz de outros... Vivemos lutas, provações e necessidades porque as vezes não concordamos por nossa livre e espontânea vontade a viver uma vida de abnegação consagrada a Deus.

Charly

Nenhum comentário:

Postar um comentário