segunda-feira, 20 de junho de 2016

Uma oração pouco comum

Uma oração pouco comum

Ne 1.11b.  "... conceda que eu seja bem sucedido, favorecendo-me por meio desse homem..."

Dois dias atrás ouvi uma pregação de Leonard Ravenhill  que abordava um tema sobre oração. Nela Ravenhill  chama atenção para a realidade de que não, não são mesmo todas as orações que são ouvidas, chegando a dizer que apenas aquelas "desesperadas" de fato alcançam os céus.

Não sei se você percebe que orações vazias não consegue nem mesmo despertar-nos, imagine então a Deus. Creio que por orações "desesperadas" Ravenhill estava falando mesmo sobre orações vivas, carregadas de anseios verdadeiramente nobres.

A referência bíblica em evidência a princípio não expõe a ideia de uma oração tão nobre assim, talvez por isso você esteja lendo até aqui. Aparentemente é mais uma oração egoísta como tantas outras que estamos acostumados a fazer. Mas o contexto no qual está inserida muda a questão.

Neemias pedia a Deus uma oportunidade para servir, ajudar, acudir, restaurar e restabelecer uma nação. Sendo conhecedor da miséria do seu povo Neemias chora, lamenta e jejua por dias afinco afim de que Deus atente para o que ele planejou no coração.

E veja o que Neemias planejou: resolveu pedir ao rei que o deixasse ir ajudar a seu povo. Então pede a Deus que faça algo extraordinário; que faça com que o rei o dispense de seus serviços e lhe dê provisões do próprio bolso para restaurar uma cidade que era antes uma cidade inimiga.

Extraordinária oração, desesperada e nada convencional; desesperada ao ponto de não considerar a loucura da mesma. 

É como se um soldado inimigo pedisse ao seu algoz que o deixasse ir livre, e ainda financiasse sua viagem, e ainda mais, que o armasse até os dentes, e como se fosse pouco, pedisse que custeasse toda despesa da restauração da sua nação, inimiga, atente para o absurdo dessa petição! Neemias queria esse "favor" de seu algoz.

Eis aí o plano de Neemias: "conceda que eu seja bem sucedido, favorecendo-me por meio desse homem", Neemias orou a Deus.

A nobreza é revelada num detalhe: Note que Neemias pede a Deus essa "graça" não para benefício próprio mas visando a restauração de seu povo.

Você já orou com esse mesmo sentimento? Uma oração seguida de quebrantamento, jejum e lamento a favor do próximo além de seus familiares? Porque se já orou assim não importa se era uma oração absurda, impossível, importa  que com certeza você tocou o coração de Deus!

Se você tem orações respondidas com certeza já orou desesperadamente.

Neemias traz um perfil interessante, digno de uma análise minuciosa. Vamos falar um pouco mais sobre esse homem e suas atitudes nos textos seguintes.

Charly 
continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário