terça-feira, 21 de junho de 2016

O apelo de um líder

O apelo de um líder

Ne 2.17 "... vede a aflição em que estamos, nossa nação está em ruínas... vinde e a reedifiquemos."

Após a permissão do rei à petição absurda de Neemias, uma grande comitiva parte para a cidade destruída. As listas daqueles que foram com Neemias estão registradas no capítulo 8 do livro que leva seu nome, e, também no capítulo 2 do livro de Esdras, são aproximadamente 42 mil pessoas. Temos então montado o cenário: uma cidade em ruínas, devastada e queimada em toda sua extensão.

Neemias saiu a frente com alguns chefes de família para fazer o reconhecimento da cidade, presenciando toda devastação os reúne e faz a revelação do seu projeto lembrando-os que já tinha a autorização do rei.

Interessante como Neemias age nessa ocasião, sua perspicaz de no momento certo revelar seu plano, tendo o espírito de seus liderados já  preparados, tocados pela triste realidade do momento.

Um líder eficaz sabe envolver seus liderados na situação a ponto de poder com êxito cobrar comprometimento. O apelo da liderança foi exatamente esse: "vocês estão vendo a necessidade, vocês viram com seus próprios olhos, então vamos fazer alguma coisa..."

O apelo de um líder eficaz se baseia em evidências tão fortes que não deixam outra possibilidade aos liderados a não ser se comprometer com a causa.

Um apelo claro, específico, inteligível e sobretudo isento de egoísmo pessoal, isento de vaidade própria, é um apelo altruísta contagiante.


Charly
continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário