sexta-feira, 24 de junho de 2016

O Serviço

O Serviço 

Ne 2.17 e 3.3 "... edifiquemos os muros... vigas e portas..."

Interessante notar o serviço proposto, em sua ordem colocaríamos: As vigas (subentendendo fundação, base ou alicerce), os muros e enfim as portas com a devida instalação das mesmas.

É um projeto de restauração de uma cidade! Não  era a construção dela. Notemos que segundo consta, a reforma é a pior parte do serviço de edificação. Isto porque envolve trabalho dobrado que as vezes pode implicar em correções do projeto anterior. Sabe o que isso nos ensina? Que o reformador tem uma responsabilidade maior, pois vem reformando e corrigindo imperfeições passadas.

Vigas não se reforçam, não aceitam emendas... imagine perceber um "fundamento" condenado... não há reforma para o mesmo, teremos que arranca-lo por completo e só então colocar outro em seu lugar. E se tratando de construção civil, é ainda apesar de trabalhoso, mais fácil do que arrancar, desfazer, derrubar ou condenar "fundamentos" comprometidos de uma vida. É um grande desafio para qualquer líder e construtor.

Muros são limites, são proteção, exprimem segurança. Nenhuma reforma que se preze desconsideraria levantar os muros.

Portas é acesso, entrada e saída, permite a circulação e movimento, não há sentido edificar algum projeto se não haverá acesso até ele.

Neemias identificou as necessidades e trabalhou nelas. Era uma cidade fortificada que não tinha mais os fundamentos, os muros e as portas, era na verdade uma cidade destruída.

Você conseguiria perceber ao seu redor cidades assim? Estou falando agora de vidas.

Comecemos o trabalho considerando o desafio.

Charly
Continua ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário