terça-feira, 20 de maio de 2014

Eliseu e sua Precipitação

Eliseu e sua Precipitação

II Reis 4 verso 8 - 35

Já ouvimos inúmeras pregações sobre essa passagem, mas tenho certeza que ainda não ouvimos tudo a respeito a essa historia e as verdades contidas nela. Talvez morramos e ainda não saberemos de toda a revelação, sendo a bíblia o livro de Deus não há porque você duvidar do que eu acabo de te dizer.

É muito elevado da parte humana dá vazão ao sentimento excelente, impressionante isso... Como o que existe de bom na humanidade leva-nos a atitude como essa do profeta Eliseu, nos prontificando a ajudar... nos comprometendo com uma causa... tudo isso por que por um momento nos colocamos no lugar das outras pessoas, buscando sentir o que elas sentem, ver pela ótica delas determinadas situações e buscar soluções em Deus para outros que não seja nós mesmos.

Mas impressionante ainda é perceber a eficácia da intercessão, e a responsabilidade de nossas escolhas, porque nunca, nunca estaremos isentos dessa responsabilidade até mesmo quando estamos fazendo aquilo que achamos certo, que achamos correto.

Eliseu achou que era correto dá pela autoridade do Espírito de Deus que estava sobre ele, um filho aquela mulher, e o fez. O fez movido pelo sentimento de compaixão, naquela época era  muito triste um casal não ter herdeiros, triste mais ainda para mulher que era julgada como uma mulher incapaz, má até as entranhas, quase que amaldiçoada e pior do que você pode imaginar, era tida, como amaldiçoada por Deus. Eliseu se compadeceu dessa situação vendo-a tão prestativa e atenciosa, e intercedeu por ela, e ela teve seu filho.

Não sabemos se de fato aquela mulher era infeliz, como o profeta achou que podia ser, o que sabemos e isto esta bem implícito é que ela em momento algum pediu um filho, seja ao profeta, seja a Deus.  Isso nos leva a seguinte conclusão, seu achismo pode fazer com que você traga prova para vida dos outros e para sua própria vida, cuidado com isso.

Aquela mulher no dizer dela ao profeta dizia que estava muito bem sem um filho, obrigada. Mas agora como recebeu um de Deus porque tira-lo assim sem mais sem menos? Uhm? O profeta podia ter dormido sem essa não é mesmo?

Daí você pode pensar o que quiser aí, dizer até que ela foi rude com o profeta que só quis ajudar, dizer que ela foi ingrata para com Deus, mas a verdade é que tudo nos leva a entender que ela era feliz, servia a seu marido e a Deus ajudando em sua obra como ela podia. Mas sempre temos que achar isso e achar aquilo, por isso Deus nos submete a apertos, eu com os meus achismos e você com os seus.

Imagina, imagina a cena, Eliseu de longe percebeu que tinha algo errado, e a mulher se aproximando... Deus já havia revelado a ele? Quem disse isso para você? Onde você tirou isso? Pelo texto percebe-se outra coisa, Eliseu viu que “babou”, que o “caldo entornou”, algo deu errado. Isso é perceptível, dá pra ver nos olhos dos outros quando algo saiu errado, pior eu te digo dá pra ver nos olhos do outros quando você ta encrencado... rsrsrsrsrs

As vezes a emoção nos domina demais... as vezes os sentimentos sobressaem a razão, as vezes permitimos por um instantes eles tomarem a decisão, e um minuto de vacilo, eis o que eles nos fazem: nos deixam constrangidos! Eliseu se viu constrangido e procurando resolver o problema manda seu discípulo... Ah! Deus não permite infeliz... se foi você que fez a merda, é você que vai ter que ir concertá-la!

Imagina, imagina a cena... Eliseu andando de um lado para o outro naquele quarto, inquieto, debruça-se sob a criança, levanta, eu imagino aqui Eliseu dando um cutucão no garoto, levanta! Levanta ai... vamos levanta! E nada... Porque nada? Porque quando agimos fora da direção de Deus colhemos frutos, e esses é o  fruto;.  o constrangimento, porque você acha que Eliseu demorou tanto a sair do quarto? Deixa eu te dizer: porque enquanto ele não se tocou de que foi longe demais, que tava se achando demais, que agora tava achando que Deus era seu mordomo, que era só enviar o bordãozinho que tudo se resolveria, que era só ir assinando o cheque que Deus ia compensando,  enquanto nós acharmos que sabemos já o necessário sobre Deus numa situação ou outra Ele permitira que passemos aperto. Enquanto Eliseu não entendeu isso e orou a Deus ali abrindo sua alma, Deus não o atendeu!

Cuidado com seu achismo, cuidado, você pode ficar constrangido e alem disso prejudicar outras pessoas.


Charly   

Nenhum comentário:

Postar um comentário