terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Tempo de matar e tempo de curar


Tempo de matar e tempo de curar

Texto baseado no Livro de Eclesiastes 3 Verso 3a
(Leia as referencias antes de prosseguir com a leitura do texto postado)

Vamos continuar falando dos estagios da vida e novamente falar sobre esse papo chato de morrer, de matar... ninguem vê com bons olhos isso não é mesmo? Mais aqui pra nós... o que tem de crente querendo matar o outro não é brincadeira... Mas longe dessa definição horrenda o que está implicito no texto em referencia é o fato de matar aquilo de ruim que vem vinvendo em nós. Digamos que ao contrario do TEMPO DE MORRER que traz o fim ou resumo da vida, o TEMPO DE MATAR abrange a eminente necessidade de fazermos morrer em nós ou nos outros ainda vivos, coisas, caracteristicas, costumes ou até mesmo situações que não devem mesmo manter-se vivas, existentes,  em evidencia.

Situações diversas, desde o mau caracter a más atitudes, a situações como por  exemplo a fome e a miseria em que muitos vivem, e o preconceito e discriminação que existe dentro de muitos denominados Cristãos. Nunca vi um povo pra ser mais preconceituoso e discriminador do que os Cristãos, dos quais levo o titulo tambem.

Fora isso,  temos uma lista extensa redigida e citada pelo apostolo dos gentios que diz: “Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a prostituição, a impureza, a afeição desordenada, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria... ira, cólera, malicia, maledicência, palavras torpes”, sim mortificai tudo isso... é tempo de matar, rsrsrsrs. Ei, não é matar seu irmão ou inimigo de inveja não... desculpe mais tenho que ser bastante claro quanto a isso, porque o que não falta é Cristãos desejando o mau a outrem por um bem maior segundo afirmam. Verdade ou mentira? Ah julga ai... pode sim, desta vez pode porque não estará julgando a ninguém mais a você mesmo e o que temos presenciado por ai, ensinamentos auto destrutivos onde a vingança não é apenas de Deus mais é e tem que ser saboreada por nós.

TEMPO DE MATAR, a fome de alguns, a maldade em nossos corações, as velhas atitudes do homem sem Cristo que não pode mais viver em nós. “Insensato! o que tu semeias não é vivificado, se primeiro não morrer” I Cor 15.36.

É se não morrer não dá.

TEMPO DE CURAR...

Em seguida ocupamo-nos também com a necessidade de sarar feridas, feridas abertas por nós mesmos ou por outros. É, a sociedade está doente nisso todos nós concordamos. Mais é muito altruísta e filantrópico trabalhar em prol da cura de uma sociedade e acho que a igreja não quer mais esse papel, tanto que Ela, sim... a maioria de nossas denominações evangélicas abrem associações a parte para exercer esse papel que originariamente é dela mesma. Melhor ficar com a contabilidade de tudo e apenas prestar assessoria a entidades abertas, que na ocasião são verdadeiras receptoras de recursos governamentais.

E o que acontece então? A contribuição que se arrecada entre nós não é empenhada para ajudar a ninguém, a curar sociedade nenhuma, cabe ao governo com suas verbas despejadas em nossas outras entidades filantrópicas esse papel. Se o governo contribuir bem se não nem a igreja, e depois é o governo que não presta.

Jesus salva, a igreja cuida, ou melhor... Jesus salva a igreja deveria cuidar...

TEMPO DE CURAR nossa vida doente, nossos irmãos doentes, nossa família doente, nossa Igreja doente, nossa cidade doente, nossa sociedade que pede socorro.

Mais se você não ajudar nem eu... não é mesmo? Mais durante todos estes estágios em nossa vida teremos oportunidades de fazer o que é certo, a questão é escolher o que é certo, mais será que escolheremos? Ou, temos escolhido o que é certo? Até quando vamos pular etapas cruciais da vida onde seremos de fato estruturados? Até quando deixaremos o egoísmo e a falta de compromisso com a Verdade de Deus nos distanciar de uma vida abundante com Cristo?

Já é Tempo, Tempo de despertar.

Charly

5 comentários:

  1. Desculpe -me, se me cabe uma crítica (Se não é só desconsiderar, não precisa ficar chateado) mas, o texto aborda sim o sentido literal do verbo "matar", a prova disso é que no poema o que se coloca em oposição é "sarar" ou "curar.

    ResponderExcluir
  2. Oii eric :-) Eu acredito pesquisando o significado que seja no sentido de ferir mesmo o próximo já que o oposto de curar é ferir.

    ResponderExcluir
  3. Pode trazer em pauta os dois sentidos ..tanto do ódio de ferir o próximo 'como no sentido de matar o que nos fazem mal...eu gostei muito desse texto

    ResponderExcluir
  4. O senhor é o que tira a vida e a dá; faz descer à sepultura e faa tornar a subir dela. 1 Sam 2:6

    ResponderExcluir
  5. Com todo respeito, louvo ao nosso Deus, e parabéns para o irmão que veio enriquecer o meu conhecimento com este assunto.

    ResponderExcluir