terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Quando caminhar?


Quando caminhar?

Texto baseado no Evangelho de João Capitulo 11 Verso 9 ao 10

“... não há doze horas durante o dia? Se andares de dia não tropeçarás... é quando se anda de noite que se tropeça pois não ha luz...”

Voce leu o texto anterior? E o antes dele? Como estamos nessa linha de raciocionio embalados falando sobre planos, projetos, mais propriamente sobre CAMINHO, estou a pensar sobre qual seria a alternativa mais coerente a escolher para avançar em nossa trajetoria:

Caminhar de dia ou caminhar de noite? Ou ainda, caminhar de dia e de noite?

Considerando que se caminhassemos dia e noite provavelmente adiantariamos em muito a caminhada não é? mais será que é mesmo verdade isso? Existe uma vantagem em usar as vinte quatro horas do dia ininterruptamente para alcançar nossos objetivos? Diz o ditado que a “pressa é inimiga da perfeição”, ora, seria isso verdade mesmo?

Jesus havia recebido a noticia de que alguem estava mal, na verdade Jesus já sabia que seu amigo já estava era morto, e pela distancia que estavam da casa de seus amigos Jesus fala sobre a trajetória e o melhor modo de percorrê-la.

Havia sim a necessidade de se chegar o quanto antes a Lazaro mais Jesus aproveitou a situação para ensinar a seus discipulos e a nós uma grande lição: “ não obstante a necessidade e nossa pressa em alcançar nossas metas e objetivos devemos nos vestir de sensatez e caminhar somente durante o dia, no qual teremos o auxilio da luz e evitaremos tropeçar e interromper a caminhada”, é uma grande lição porque o que temos em mente mesmo é alcançar nosso objetivo o mais depressa possivel, as vezes até custe o que custar, andando sem parar, passando sob tudo ou todos, dia apos dia, usando as 24 hs para este fim, mas o que Cristo vem nos ensinar é que quem procura adiantar por si mesmo sua trajetória corre o risco de tropeçar, cair, se esborrachar interrompendo toda a caminhada.

Voce pode escolher andar na luz e evitar andar em trevas, e tudo o quanto ela representa, como; atalhos, jeitinhos, negociatas duvidosas, coisas que aparentemente adiantarão na conquista de suas metas mais que quando voce menos esperar... de garantia de vida tornar-se-ão motivo de reprovação e interrupção na sua jornada.

Nos acostumamos achar o passo do dia, o andar na luz, as vezes demorado demais... tardio... tão demorado que durante a trajetória sentimos nossos objetivos, sonhos (lazaros enfim) adormecerem, até mesmo morrerem. Desacreditamos nossos sonhos pela vagareza do processo, e nessas vezes somos tentados a adiantar o processo e se desdobrar andando dia e noite, noite e dia, na luz e nas trevas atraz de nossas metas, pegando atalhos, fazendo aliança com impios, agindo como descrentes em determinados assuntos, enfim procurando rapidamente alcançar nossos sonhos. Daí tropeçamos, tropeçamos e tropeçamos novamente e de repente todo aquele “adianto, jeitinho e pressa” acaba por constituir um grande obstaculo para nossa vida.

A viagem nos dias de Cristo, salve guarda de reis, principes, nobres e comerciantes, era feita mesmo na dita “viação canela”, andavam kilometros a pé de uma cidade a outra e sempre na trajetória ao aproximar-se a noite por questões de segurança findavam a caminhada se recolhiam para descansar para continuar a viagem na manha seguinte a luz do dia, longe de problemas diversos como desorientação, salteadores e até possiveis acidentes naturais que eram habituais para viajantes noturnos.

Jesus lembra-nos que temos 12 hs no dia para fazermos o que temos de fazer, Jesus lembra-nos que o andar na luz por mais que pareça demorado, é mais seguro, tem menos risco. Jesus ensina-nos que a pressa é mesmo inimiga do que é certo, da perfeição, e que é simplesmente imaturidade querer adiantar o processo da caminhada pois andando em busca de seus objetivos as 24 hs ininterruptamente não faz de voce alguem muito dedicado e sim um tolo, um insensato, que se expõe desnecessáriamente a perigos.

“Este é o caminho andai nele” (Isaías 30.21)

E para andar nele somente na luz... “se andarmos na luz como ele na luz está mantemos comunhão...” (1 Jo 1.7)

Vamos caminhar?  

Charly

Nenhum comentário:

Postar um comentário