quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Perfil - Tola

Perfil - Tola

Texto: Juízes 10.1-2

Pouquíssimo sabemos sobre este homem. Algumas especulações o apontam como irmão de Gideão, consequentemente, tio do egoísta Abimeleque que levou a nação a uma guerra civil.

Quero abrir um parêntese aqui sobre Abimeleque que não foi dito no texto passado e que cabe bem a este texto: "nosso egoísmo nos leva a disputas, brigas, guerras e matanças dentro da nossa própria casa".

Abimeleque não foi chamado por Deus para exercer governo sobre aquele povo, não foi "levantado" aquela posição, mas manipulou e usurpou ela levando a nação a um desastre interno.

Nessas condições de totalmente desorientado é que Deus levanta Tola, com a missão de acalmar os ânimos do povo, de pacificar, de trazer harmonia novamente à nação.

Seu nome traz um significado interessante: "verme", "bichinho"... Remontando sua insignificância diante da situação que ele se deparou. Morava retirado da sede do antigo governo de seu "sobrinho", afastado, desconectado com a "modernidade" daquela época, era um homem das montanhas.

Deus vê características onde outros não as enxergam, Deus tira um homem do "mato" para julgar e governar seu povo. Por vinte e três (23) anos Tola cuida de Israel e mantém a paz.

Um pacificador. Pacificar é mais uma face do governo, é manter o controle.


Charly
continua

Nenhum comentário:

Postar um comentário