segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Perfil - Jefté

Perfil - Jefté

Texto:  Juízes 11

Discriminado por causa de sua origem, filho ilegítimo entre seus irmãos, desprezado e perseguido pela família de seu pai, Jefté, fugiu do conflito familiar e foi habitar o mais longe possível. Provavelmente Jefté era o filho mais novo de seu pai, criado entre a família de Gileade conforme a tradição, pelo súbito falecimento de sua mãe, uma prostituta.

Dá para imaginar o ambiente hostil em que Jefté cresceu, indesejado pela madrasta e pelos seus irmãos por parte de pai. As suas qualidades citadas logo no início desta referência realçavam o conflito familiar. Muito provável que seu gênio forte ocasionava ao mesmos muitos problemas, a ponto de ser resistido sua permanência no seio da família. Jefté "fugiu", termo este que nos indica que estava sendo mesmo pressionado a sair da casa de seu pai, talvez ao custo da própria vida.

"Homem valente", Jefté é descrito assim. Algum tempo depois de ter saído de casa ele é convidado a voltar: Suas qualidades não foram esquecidas pelos moradores da antiga cidade onde viveu que partem em busca dele para o fazerem líder.

Há duas lições a se extrair dessa história: a primeira delas é que o homem é lembrado por suas qualidades, e a segunda, é que essas qualidades não nos isenta de perseguição.

A bíblia apresenta o perfil bastante peculiar deste homem, emocional ao extremo, "chora" o desprezo anterior dos seus, mais demonstra interessado em se afirmar como "chefe" de toda aquela gente, um provável meio de responder as ofensas passadas.  Age então cautelosamente a princípio e precipitadamente a seguir.

Jefté é o exato retrato de muitos de nós, que vê em responsabilidades um meio ou uma oportunidade de se firmar como pessoas melhores do que um dia disseram que somos.

Mas, assumir responsabilidades deve estar além dos nossos interesses pessoais, devemos assumi-las por ser o melhor que podemos fazer diante de uma necessidade, é  nossa obrigação e não nossa "promoção".


Charly
continua

Nenhum comentário:

Postar um comentário