sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Perfil - Jair

Perfil - Jair

Texto: Juízes 10.3-5

Lembrando que a conquista da terra começou mesmo antes de atravessar o Jordão, a considerada Transjordania foi dada a meia tribo de Manassés e aos da tribo de Rúben e Gade, isto leva-nos a algumas considerações:

Há relatos de um Jair contemporâneo de Moises no livro de Deuteronomio 3.14 e Números 32.41, e há grandes possibilidades deste ser o mesmo Juiz em referência. É de se entender por sensato e racional que algumas referências (homens) devam ter ficado com as mulheres e crianças destas duas tribos e meia na Transjordania, e que apenas os homens mais moços destas tribos estavam comprometidos com o voto de guerrear a favor de seus outros irmãos na conquista do território pós Jordão.

O fato é que estas cidades que levaram o nome de Jair já estavam conquistadas mesmo antes do período que se segue aos fatos narrados sobre o juiz Abimeleque e Tola, e reservadas estavam para os 30 moços de do Juiz Jair como herança.

A menção que se faz dessa família cavalgar jumentos esta relacionada a sua importância dentro da nação. Jair não foi um homem qualquer, Jair conquistou aquelas cidades rurais todas e sozinho. Pode imaginar essa faceta?


Charly
continua

Nenhum comentário:

Postar um comentário