terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Perfil – Ibsã

Perfil – Ibsã

 Texto: Juízes 12.8-10

Muito pouco nos é falado sobre este homem para traçarmos um perfil.  Mas sabemos que a atitude de um homem revela seu caráter.

Percebe-se então em Ibsã, um homem  responsável com a família. Da tribo de Judá; nos perguntamos se casou seus filhos com seus parentes de longe, ou se, se deu a desobediência de casá-los com "estranhos". Prefiro ficar com a primeira possibilidade, tal como Abraão e Sara buscaram em seus parentes longínquos mulher para seu filho Isaque, e posteriormente, Isaque e Rebeca fizeram o mesmo com seu filho Jacó.

Isso denotaria obediência e zelo o suficiente na época em que vivia para fazer dele uma referência para a nação, e por sete (7) anos julgar a Israel.

Numa conjectura corrompida e pecaminosa até mesmo o simples hábito de agir de conformidade com o que se espera de um homem, sendo justo, verdadeiro, honesto, prestativo e zeloso com a família passa a ser um comportamento tão  distinto que evidencia a quem o detém.

Aqui responsabilidade deixa de ser uma obrigação e passa a ser uma qualidade tão rara que faz daquele que a tem alguém "ilustre".

A propósito, "Ilustre" é mesmo o significado do nome Ibsã.

Não faço apologia a esse tipo de prestígio, onde aquele que é normal, mediano se destaca pela "anormalidade" e corrupção dos outros que estão a sua volta. Claro que Ibsã não tem culpa alguma de seus contemporâneos não terem a decência de agirem com atenção ao mínimo que se exigia deles.

Hoje não está muito diferente, homens se destacam na mediocridade de agirem dentro de suas obrigações por não haver ninguém que faça o mesmo.

Devemos nos perguntar: nos destacamos por fazer nada mais que nossa obrigação? Ou dentro da nossa obrigação nem sequer nos destacamos?


Charly
continua

Nenhum comentário:

Postar um comentário