terça-feira, 29 de novembro de 2016

Perfil - Gideão

Perfil - Gideão

Texto: Juízes Cap 6 - 8

A história desse juiz é bem extensa, ao contrário da maioria, sobre Gideão a bíblia traz um número maior de informações:

Eu sempre tive esse homem como um medroso, indeciso, covarde até, mas é certo que Deus está com a razão, e, com certeza não foi atoa que o elogiou dizendo: "Eu sei que és homem valoroso e forte"! Uma paráfrase para você compreender essa mensagem.

Percebemos que Gideão era valente e responsável, que mesmo obstante a opressão dos Midianitas se esforçou e não deixou-se desanimar, continuando a produzir. Não desfaleceu, não caiu no comodismo, não ficou em casa lamuriando buscando justificar qualquer omissão de sua parte.

Gideão como poucos outros sabia o que devia fazer e foi fazer, mesmo as custas de ser apanhado de súbito por seus inimigos ladrões de alimentos. Você sairia para trabalhar quando as chances de você ser roubado ou morto são além do normal? Mais fácil cruzar os braços e não fazer nada. Trabalhar, trabalhar para depois outro vir e tomar todo o seu dia de trabalho? Muitos acham um absurdo esse contexto, essa realidade que Israel vivenciou nessa época, nos enchemos de indignação, como hoje o fazemos, quando sabemos de um assalto a um aposentado no dia de seu pagamento ou do operário que após seu dia de trabalho é roubado e espancado.

Indignação sem ação é apenas ódio embutido, ira que se transforma em amargura e que fatalmente nos faz parar na vida, traz a estagnação e a desilusão.

Talvez o suficiente para parar a grande maioria das pessoas, mas não a Gideão: Gideão ia trabalhar, ia correr atrás do prejuízo, ia exercer sua atividade, era responsável com a necessidade de sua família mesmo ao custo de sua própria vida.

Não sei como não havia enxergado isso...

Ah, ele também é desconfiado, não tem fé suficiente para acreditar na mensagem... ou, é um homem que não mistura sentimento com razão? Gideão não era uma pessoa emotiva, sabia muito bem da situação de seu povo, e não queria viver de nenhum impulso natural; A prova que faz com Deus nos leva a perceber sua seriedade.

Após confirmação de Deus não houve mais questionamentos, partiu e executou um propósito maior que salvar sua família, salvar sua nação.

Importante anotar isso em algum lugar, ou gravar isso na sua cachola: responsabilidades menores te levarão a responsabilidades maiores.


Charly
continua

Um comentário: